Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

VISITE O CENTRO DE LANÇAMENTOS DA BARREIRA DO INFERNO

 Fontes: www.tamar.org.br - www.clbi.cta.br/cceit

Apesar do nome inusitado, o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI) é uma base da Força Aérea Brasileira, sendo a pioneira como centro de lançamentos de foguetes da América do Sul. A sua criação ocorreu em 1965, em Natal, tendo em 2013, completado 48 anos de existência.

Curiosamente, o nome surgiu pelos pescadores da região, em razão de observarem o reflexo do sol nas falésias da base, vermelhas como fogo, sempre que retornavam do mar ao entardecer.

Desenvolvido para a execução e prestação de apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, o CLBI executa também testes, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica. Já foram realizados 2.935 lançamento de veículos espaciais.

O Centro de Cultura e Informações Turísticas (CCEIT) preserva a história e o patrimônio da Barreira, e, possibilita visitas gratuitas, previamente agendadas aos visitantes e turistas, a fim de tornar público a sua missão e atividades desenvolvidas.

É possível visualizar o acervo, que contém peças originais e réplicas dos foguetes ali lançados, radares meteorológicos, bem como uma aeronave AT-26 (Xavante), de fabricação brasileira, importante para o desenvolvimento da indústria bélica nacional, miniaturas de foguetes e painéis fotográficos que retratam a sua trajetória.

Outro aspecto interessante para visitar na Barreira é o Projeto Tamar, que tem por base a pesquisa, a proteção e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: cabeçuda (Caretta caretta), verde (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermuchelys coriace). Uma das maiores densidades de desova ocorridas no Atlântico Sul é da tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) - espécie criticamente ameaçada em níveis nacional e internacional.

Desde 2005, as desovas nas praias da área da Base são monitoradas pelo projeto, com a cooperação dos militares. Por permanecerem isoladas e protegidas, em escuridão total durante a noite, constitui-se assim em um perfeito refúgio para as tartarugas desovarem. Contudo, no momento, como as tartarugas marinhas se encontram no período reprodutivo, as visitas não podem ser realizadas. A Barreira do Inferno ainda tem programação definida para a Copa do Mundo.

Texto por  Adriana Macêdo

Informações:

O CLBI funciona diariamente, das 9h às 16h30. As visitas são gratuitas e acompanhadas por servidores civis e militares, somente em português. O museu pode ser visitado sem agendamento prévio, contudo quando há necessidade de palestras para um grupo maior, as visitas, que tem duração média de 1 hora podem ser agendadas via telefone: (84) 3216-1455 ou e-mail: visitaclbi@gmail.com
Endereço: Rodovia RN 063 Km 11, CEP- 59140-970. Caixa Postal 54, Parnamirim/RN.
PABX: (84) 3216-1400
Fax: (84) 3216-1421
Site: www.clbi.cta.br/cceit

Fontes: www.tamar.org.br - www.clbi.cta.br/cceit

http://www.presspoint.ufrn.br/index.php/pautas/130-visite-o-centro-de-lancamentos-da-barreira-do-inferno

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário