Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2022

" HÁ INFÂMIA DEVASTADORA, QUE FOI O CANGAÇO NA BAHIA".

Por Sandro Lee

Em 1932, toda a família do pequeno agricultor que residiam no povoado das Caraíbas, vizinho do povoado do Brejo do Burgo - (BA). Família essa do Senhor Martins Gabriel, que tinha o seu filho adolescente na época, com 19 anos de idade apenas, por nome de João da Cruz. Todos dessa mesma família, passaram por muito aperto naqueles períodos, pois os facínoras cangaceiros, quase que destruíram toda aquela família. Pois devido as ordens do capitão da polícia baiana João Miguel. Martins Gabriel, é seu filho João da Cruz, foram obrigados a saírem do povoado das Caraíbas, para ficarem na cidade de Santo Antônio da Glória, por ordens da polícia. 

Então Martins Gabriel perderia ali, toda a sua plantação de verduras, é legumes, na fazenda por nome de Aroeira, dentro do grande Raso da Catarina. Tudo sé acabou-se aos poucos, pois além da Roça de fartas verduras, que estava gora toda perdida, também todo o seu pequeno rebanho de Gado, estavam agora também comprometidos, nas mãos dos bandidos cangaceiros, que abatiam todo o Gado para consumo próprio, onde somente a parte melhor da carne do Gado, que eram impiedosamente abatidos, tinham valores de consumo para os facínoras cangaceiros. Dos oficiais que foram na residência de Martins Gabriel, serào lembrados esses agora aqui, foram eles. O tenente Ladislau Reis de Souza ( Tenente Santinho ), Tenente Moitinho Dourado ( Tenente Douradinho ), Tenente Zé Soares, é o Tenente Waldemar Lopes.

Nas fotografias acima vemos, João da Cruz filho de Martins Gabriel montado em seu cavalo, é a casa da antiga fazenda no povoado Caraíbas, com os pesquisadores Alessandro, Sandro lee, Isack Santos.

Pesquisas realizadas com o total apoio, da família de Martins Gabriel é João da Cruz.

PESQUISAS INÉDITAS, SOBRE O CANGAÇO.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário