Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

NATAL VEM AÍ

 Clerisvaldo B. Chagas, 26/27 de outubro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.790

Final do mês de outubro, um mês que marcou a nossa região com chuvas inesperadas e presença de ventos que antecipam o mês de novembro no sertão. O Sol que se escondeu, praticamente por seis meses, finalmente nessa última metade de outubro chega com céu limpo e já inicia na região com um pouco de calor que estava desaparecido. Mesmo assim ainda não vimos nenhum movimento de carro-pipa, na área amplamente bafejada pelo inverno antecipado e prolongado. Nenhuma choradeira foi captada no período nos vários segmentos econômicos, salvo a carestia generalizada que tomou conta desta nação. No campo, fim de safra, estoque e venda. No Comércio, entrada de verba do agronegócio. E, a aproximação do Natal em dois meses, reforça a ideia otimista de bons negócios para o estado das Alagoas.

O sertão lhe espera (foto: Ângelo Rodrigues)

Não temos como não falar em chuvas, novamente. É que, com inverno ou sem ele, as denominadas trovoadas costumam acontecer a partir de novembro com esperanças até o mês de fevereiro. Mesmo assim, sem esperar por nova leva de nuvens cinzas, as flores das árvores e as cactáceas da caatinga já iniciaram a prévia de enfeites do Natal. Algumas espécies deixam para mais próximo os ornamentos, mas o geral está sendo realizado mesmo nos quintais e nas avenidas em árvore que bota flor. As árvores são moças que se preparam com antecedência para o baile. São seguidas pelas casas comerciais que enfeitam as prateleiras de motivos natalinos e atrai os olhares dos transeuntes.

A política do segundo turno pareceu desviar o foco de muitíssimos outros acontecimentos. Entretanto, a expectativa não é vã porque o destino de segmentos diversos depende de um bom administrador nos cargos chaves do País. Mesmo assim, esse mês atípico estar chegando ao final e com ele o chamego oficial e benéfico da democracia. E não tendo no momento um dia chamativo para o setor econômico, em breve a política sairá de cena com o brilho imorredouro e prévio do período natalino. Ótima quadra para uma visita turística dos “praianos” ao Sertão de Alagoas e ao Sertão do São Francisco para surfarem no clima, na história, na geografia e na culinária típica nordestina. Vamos?

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/10/natalvem-ai-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário