Seguidores

sexta-feira, 24 de março de 2023

CANOEIROS NAVEGARAM

 Clerisvaldo B. Chagas, 23 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.850

Noite de felicidade extrema entre os apreciadores da cultura, com o encontro no Café Filosófico, promovido pelo Departamento de Cultura, no salão nobre da Casa da Cultura, em Santana do Ipanema. No Café Filosófico, conduzido pela diretora Cultural Gilcélia Gomes e o escritor Marcello Fausto, sob a égide da prefeita Christiane Bulhões foi lançado o livro documentário “Canoeiros do Ipanema”, da nossa autoria. Estiveram presentes no Evento, o, vice-prefeito e empresário Iuri Pinto; a vereadora Eliana “Fofa”; O diretor do IFAL, Gilberto Gouveia; o ex-diretor de cultura, professor Robson França; O presidente da Academia Santanense de Letras, Arte e Cultura, José Malta Fontes Neto; o professor cordelista Charles César; o presidente da Associação Comercial, Josinaldo Soares, a professora Irene das Chagas, esposa do homenageado, ex-alunas e alunos nossos, e mais uma plêiade de pessoas amantes da Cultura.

A própria Gilcélia Gomes, fez as vezes de Mestre de Cerimônias. Houve recital, cânticos, palestra e troca de ideias entre o escritor homenageado e a seleta plateia, sem ninguém arredar o pé até às 23 horas, ocasião em que fatos históricos e curiosos do desenrolar santanense, foram comentados pelos presentes, com autógrafos e poses para tantas fotos para a posteridade. O livro “Canoeiros do Ipanema” foi coroado de êxito, onde os leitores irão  se deliciar com a saga do canoeiros que atuaram no rio Ipanema, durante as cheias, levando e trazendo mercadorias e gente para outras plagas. Foi a fase que teve início em 1943 indo até o ano de 1969, com a construção da ponte entre o poço do Juá – palco dos canoeiros – e o Poço dos Homens.

O livro resgata essa história fantástica adormecida e que nunca teve uma única linha escrita sobre o tema. Um resgate de suma importância de uma época difícil, mas radiosa.

Mais uma vez deixamos aqui a nossa gigante gratidão à prefeita Christiane Bulhões e o empenho público e particular da Diretora da Cultura Gilcélia Gomes e do escritor Marcello Fausto, ora servindo naquele departamento. A decoração estava maravilhosa, as pessoas que se pronunciaram, altamente inspiradas. E se é preciso falar no café filosófico, bem postado, bem consumido e bem elogiado. Uma equipe divina certamente fazia a parte invisível do evento, quando o passado ressurgiu em toda sua plenitude e os Canoeiros do Ipanema voltaram a navegar, desta feita, na imaginação fértil e miraculosa da plateia da elite cultural da Rainha do Sertão.

Jesus na causa.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/03/canoeiros-navegaram-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário