Seguidores

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

MINHAS INQUIETAÇÕES, ASSIM DIZIA O ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO ALCINO ALVES COSTA.

 Por José Mendes Pereira - (Crônica 49)

Resultado de imagem para FOTOS DE CANDEEIRO CANGACEIRO

Em um material que eu li ou em um vídeo, não tenho muita lembrança, e que no momento não disponho da fonte, mas que eu não estou criando este fato, e não tenho segurança em afirmar que foi em um documento (Vídeo ou escrito) do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, Manoel Dantas Loyola o ex-cangaceiro Candeeiro afirma que Maria Bonita chegou a ter ciúmes da amizade dele com Lampião. Mas o Candeeiro não explica o motivo dos ciúmes.

Colorizada pelo saudoso pesquisador do cangaço Rubens Antônio

Aí ficam as perguntas:

- Qual teria sido o motivo que despertou ciúmes de Maria Bonita sobre a amizade dos citados?

- Será que o facínora Candeeiro sabia envolvimento amoroso de Lampião com alguma mulher, durante o tempo em que ele esteve nas terras sergipanas, e o cangaceiro achou melhor esconder de Maria Bonita, para não causar desavença entre o casal de cangaceiros? É possível que tenha sido isso.

- Ou apenas a rainha do cangaço Maria Bonita, suspeitava traição do rei com alguma de suas comandadas, assim como a Maria do cangaceiro Pancada, que segundo o cangaceiro Balão, tinha fogo para dar e vender. Lembre-se que o Balão não usou estas palavras, mas tem sentido como eu estou dizendo.

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas. Desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

Guarda na mente este lembrete quando estiver no trânsito. Não se exalte. Calma! Calma!

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" siga o nosso blog. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário