Por Abdias Filho
José Aleixo Ribeiro da Silva, o Zé Baiano era membro da família Engrácia que deu mais de 20 cangaceiros a Lampião. Além de ser considerado o mais feio de todos os cangaceiros, era uma verdadeira fera. Por outro lado, teve como companheira a mais bela de todas as cangaceiras, cujo nome era Lídia Pereira de Souza.
Baiano havia saído em missão num dos encontros dos bandos de Corisco e Lampião com seus subgrupos. No bando de Corisco tinha um jovem bonito chamado Bem-te-vi que era amigo de infância de Lídia. Aproveitando o cochilo pós almoço os dois se encontraram no mato e se entregaram um ao outro. Um cangaceiro chamado Coqueiro viu tudo e disse que queria também ou entregava os dois a Zé Baiano.
Lídia, corajosa disse que preferia morrer nas mãos de seu companheiro do que dar para aquele cabra feio que só a moléstia.
Quando o Pantera Negra chegou o cabra contou tudo e Lídia confirmou, acrescentando que Coqueiro tinha dito que se ela desse pra ele não contaria pra Baiano. O clima esquentou no acampamento quando Baiano atravessou o acampamento arrastando Coqueiro pelo colarinho até a tenda de Corisco. Ele queria que o Diabo Loiro permitisse que ele matasse Bem-te-vi, que era do seu bando mas Corisco não concordou.
Furioso Baiano foi até Lampião exigir justiçamento. Lampião autorizou a morte do delator Coqueiro que era cabra dele, e disse que não podia obrigar Corisco matar um subordinado. E que Baiano fizesse o que bem entendesse com sua mulher Lídia.
Após uma noite amarrada a uma árvore, implorando clemência, Lídia foi morta a pauladas por Baiano.
Desde esse dia, o cangaceiro nunca mais foi o mesmo, afastou-se dos grupos e nunca mais se juntou a outra mulher.
Em julho de 1936, o cangaceiro caiu numa cilada armada por um de seus coiteiros e foi morto juntamente com mais 3 cangaceiros.
A história de Zé Baiano tem um capítulo no meu livro LAMPIÃO - Os Principais Chefes de Subgrupos, lançado em outubro passado.
Você pode adquirir o seu exemplar comigo ou na Amazon, Clube de Autores e UICLAP.
613710397_3316615611845553_1212894116117733837_n
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário