Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Terrível Ataque de Maranduba - Sergipe

Por: Paulo Moura
Paulo Moura, Cleonice, Ivanildo e Anildomá

Mais uma das refregas verificadas entre cangaceiros e volantes que figuram entre um dos maiores combates, no qual Lampião e seu bando foram os protagonistas, foi o de Maranduba/SE, ocorrido em Janeiro de 1932. 


Mais uma vez a estrela do cangaceiro e sua sagacidade brilharam mais alto e o bando de Virgulino destroçou física e moralmente as duas forças volantes, uma de Pernambuco, a de 


Mané Neto, outra, do Capitão Liberato de Carvalho, da Bahia. Este combate vitimou os cangaceiros: Sabonete, Quina Quina e Catingueira; e os soldados: Elias Marques, da volante baiana. Edelgicio Novais, Ercílio Novais, Sgt. Joao Cavalcanti, Antonio Benedito, Pedrinho e Manoel Ventura, estes da parte dos Nazarenos, do estado de Pernambuco, em 8 ou 9 de janeiro de 1932.

Visitamos a pia onde o tenente Mané Neto fez pouso e descobriu dali, onde estava o bando de cangaceiros, embaixo de alguns umbuzeiros, árvore frondosa e de bom fruto, que formava um semicírculo, envolvendo esta Pia. O que o tenente não contava era com a vasta experiência do rei do cangaço que havia espalhado seu grupo em torno dos sete umbuzeiros que fazem essa meia lua em torno da pia. Na refrega as forças se atrapalharam culminando com o azar de a força retardatária, a da Bahia, atirar contra a Pernambucana, que já estava no campo de luta. A volante estacionada se viu, então, envolvida entre dois fogos, o dos bandidos e o dos próprios companheiros. Esse combate, pelo menos em Sergipe, foi considerado o mais violento, tanto em nímero de mortos quanto em desgaste moral, inclusive para a volante Pernambucana, que era composta pelos Nazarenos e que, nessa luta perderam praticamente uma família inteira.

Paulo Moura
Recife- PE

Extraído do blog: "Cariri Cangaço"
http://cariricangaço.blogspot.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário