Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Antiguidades: Uma Viagem ao Passado

Por: João de Sousa Lima

A Loja de Cláudio Xavier: Uma Viagem ao Passado.

Há tempos freguento a loja de Cláudio Xavier que se situa na antiga Rua da Frente. Cláudio Xavier é hoje funcionário aposentado da CHESF. Por mais de trinta anos ele atuou como fotógrafo da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, realizando mais de trinta mil fotografias das construções e dos momentos comemorativos da  empresa e que  hoje se encontram  catalogadas em um acervo.
    
Gosto de ir a sua loja para conversarmos e ouvir suas histórias, suas aventuras por trás das lentes das antigas máquinas fotográficas. Negociamos algumas máquinas antigas que as guardo com carinho de colecionador.
   
Saudosista como sou me sinto sempre renovado quando começo a vasculhar suas mercadorias, uma verdadeira viagem ao passado. Lá ainda encontramos cadernos do ano de 1970 (aquele que vinha com o Hino Nacional na contra capa). Encontramos as borrachas de apagar com pincel para limpar o caderno, lancheiras com foto da série televisiva “Sítio do Pica Pau Amarelo”, pasta com a “Turma do Lambe Lambe”, cadernetas para anotações (daquelas que levávamos ao mercado da esquina para fazermos as compras e anotarmos o valor que seria pago no final do mês). Encontramos pentes Flamengo, brilhantina Zezé, Grampos Biliro e Sandra, sabonetes Alma de Flores, Vale-Quanto-Pesa, MEMPHIS, PHEBO, MOIRÊ, Vale Ouro, Bouquet de Orquídeas e Senador. Temos pó Cashmere Bouquet, Yama, Coty, Max Factor, Promessa e Angel Face.  Talco Gessy e Palmolive.

Em uma das prateleiras que trazem mais recordações encontramos carrinhos, tratores, fortes apaches em miniaturas de bonecos de plásticos: Soldados e Índios da “GULLIVER”.

Encontramos as miniaturas dos “SUPER-HEROIS”: Homem de Ferro, Capitão América, Homem Aranha, Hulk, Falcon, Thor, Príncipe Submarino e Surfista Prateado.

No seu birô de madeira rústica um telefone preto de modelo antigo ainda funciona. O rádio de madeira é sempre ligado nos horários das notícias.

Sempre quando se vasculha alguns dos abarrotados depósitos ele chega com uma velha “Novidade”: Máquina fotográfica Estamatic, Rio 400, Rolleyflex, Yashica, Kodak, Mamya e a 6x6. Vemos ainda monóculos, filmes 120, carretéis, projetores de slides e super 8 mm.

Encontramos fogareiros Garrara, copos, pratos, penicos e bules de estanho, xícaras com desenhos e detalhes feitos a mão, lampiões a querosene, camisas para lampiões da marca “ALADDIN”, fitas cassetes, linhas “Corrente” com carretel de madeira, trena e régua de madeira, tabuada e cartilha de ABC, lâminas de barbear Personna e Wilkyson, canivete e cortador de unha, gravador de rolo e as fitas, lanternas de bolso e uma variedade de produtos que foram estocados há muitos anos.

A Loja do meu amigo Claudio Xavier é repleta de muitas mercadorias antigas e mescladas com novidades, porém se tudo isso não bastar para seu gosto dê uma passadinha lá apenas para conhecê-lo e com certeza você sairá de lá maravilhado depois de ouvir suas histórias de vida e terá o prazer de ter conhecido um homem digno, honrado, honesto, trabalhador e de um coração dotado de bons princípios.

Claudio Xavier se tornou por sua trajetória de vida, de serviços prestados a CHESF e a comunidade um “CIDADÃO PAULOAFONSINO” e sua loja um marco na história da cidade.

João de Sousa Lima
Paulo Afonso, 21 de abril de 2012.

Extraído do blog do escritor e pesquisador do cangaço:
João de Sous Lima 

Um comentário:

  1. Oi, Pereira, tô viajando de trem com maçaneta de porta branca e redonda, no banheiro; acho que minha memória tá me traindo; tinha pra mim que brilhantina Coty em vidro quadrangular eram quatro; usava o muse e por aqui só encontrei mais uma; as outras duas existem ou eu tô zureta?

    ResponderExcluir