Seguidores

domingo, 24 de junho de 2012

Leitura, Escritores e Amigos

Por: M@rcos Cost@
Marcos Costa

Por que não gostamos de ler?


Sabemos que ler é importante, porém achamos algo difícil. Não vamos nos prender nas razões, que já sabemos se olharmos para trás. Vamos refletir... O que nos falta?

Entendimento - Ler nos faz entender assuntos diversos. Compreender, perceber... Como poder falar de algo que não conhecemos?

Cultura - É viajar sem passaporte e avião. Temos contato com várias culturas diferentes. Daí compreender que entendemos o outro quando descobrimos a história que o cerca. É um remédio contra a diferença entre as pessoas.

Reflexão - Ler nos faz refletir. É inevitável. Formamos uma opinião, uma ideia nossa, individual e madura dos fatos e chegamos ao crescimento pessoal.

Conhecimento - Lemos e passamos a escrever melhor. Dá-nos confiança, assim, de nossa historia e de o conhecimento de um mundo novo.

Leitura dinâmica - O poder de refletir muito mais rápido. Agilidade na leitura, entender o assunto de um texto e avaliar a opinião do escritor e chegar a uma conclusão aprimorada.

Vocabulário - Ah! Tesouro garantido. No mercado de 
trabalho é um diferencial.

Escrita - Reflexão e conhecimento junto com vocabulário rico. Que acontece? É claro que é garantido o desenvolvimento de um texto fica mais fácil. Quem lê, se expressa melhor.

Diversão - Um bônus. Concorda? Ler por si só já garante diversão. Novamente é a viagem sem avião e passaporte. Conhecer esse mundo, o planeta, e novos mundos imaginários.

Informação - Mais aplicada em notícias, a leitura nos atualiza de fatos do mundo e até sobre nossa cidade. Mas deve ser criteriosa. Existem muitos meios da mídia que se especializaram em DESINFORMAÇÃO. Cuidado galera.
Quero fazer um elogio a três amigos que tenho. Seguem as charges de cada um logo abaixo.

São escritores e além de admirá-los como pessoa, me identifico com a mensagem de cada um:

Júlio Rocha

Com seu estilo de ficção e romance policial, tem sido meu orientador (Técnicas para Escrever Ficção) em criar meu primeiro livro.


Teia Negra é um romance policial que acontece no Rio de Janeiro. Acanãs é a primeira parte de uma série. Muito bom.


ALLAN PITZ

Além de ser meu amigo pessoal, Allan Pitz é o rock em forma de escrita. A Arte da Invisibilidade é minha recomendação. 


O Peixe de Calças Jeans, histórias para crianças, está sendo lançado nos Estados Unidos e aqui é material de escolas.


SÍLVIA PRATA

Por orientação de um amigo, o jornalista Ronaldo Rosas, criei um Facebook voltado para meu projeto. Conheci vários autores e me surpreendi com Silvia que está lançando seu livro Amor e Outros Equívocos.

O lançamento do livro será no dia 11 de julho às 19hs no Colégio Educare Pitágoras - SP. Boa sorte para ela e que venham muitos outros livros. 
 
Para mim, como tantos outros, eles fazem parte do "o novo"  na literatura de nosso Brasil carente de conhecimento.

 

Mês que vem... mais sobre eles.

Enviado pelo artista plástico: M@rcos Cost@

2 comentários:

  1. Esse Mendes é um amigo formidável. Tudo de bom sempre e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Semana passada fiz uma homenagem ao Blog do Mendes & Mendes...

    ResponderExcluir