Seguidores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lampião no Ceará em 1928

Pesquisador Kiko Monteiro

Olá, Mendes! 

O jornal é de 1928. O resumo incluso em meu comentário é de autoria de Cicinato, copiado por Raimundo Gomes, que me cedeu o jornal.

 O pesquisador Ivanildo Alves Silveira e o escritor Cicinato Neto

No começo de março 1928"o homem", Lampião encaminhou-se ao Ceará. Seu grupo ficou escondido na serra canabravinha, em Brejo Santo. No dia 10, esteve na fazenda Poço, no mesmo município. 

Segundo testemunhas, os cangaceiros nem pareciam os participantes de um grupo que, há dois anos, ao perambular pela mesma região do Cariri, comportara-se como uma legião de dominadores. 

Lampião

Ao chegar às terras cearenses, Lampião vinha em busca dos seus protetores, pois o grupo estava em sérias dificuldades, seguido de perto pelas forças adversárias, em destaque a dos “Nazarenos”. Perseguido na fazenda Poço fugiu para a Serra do Batoque, Barra do Cristóvão e Serra do Bom Nome. 

No dia 15 os cangaceiros chegaram na fazenda Piçarra, entre Brejo Santo e Jati. Lampião tinha excessiva confiança no dono da fazenda, Antonio Teixeira Leite, conhecido popularmente com 

Seu Antonio da Piçarra

Antonio  da Piçarra... e no dia 27 foi baleado um dos homens mais próximos a Lampião, o célebre Sabino Gomes, que participara do ataque a Mossoró.

O cangaceiro Sabino Gomes

Cincinato Ferreira Neto, A MISTERIOSA VIDA DE LAMPIÃO. Transcrito por Raimundo Gomes.

Material autorizado para publicação pelo pesquisador Kiko Monteiro, administrador do blog:
 http://lampiaoaceso.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário