Seguidores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Morre na Paraíba compositor de Luiz Gonzaga, Frei Marcelino

Por Ney Vital - Jornalista(*)
http://www.catolenews.com.br

Morreu sábado (8), aos 79 anos, o ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, o frei Marcelino de Santana. Frei Marcelino estava internado desde o dia 2, no Hospital Napoleão Laureano, por conta de um câncer de próstata. 


Frei Marcelino é o compositor do baião "Meu Padrim", em 1960, tornando-se a primeira gravação de Luiz Gonzaga com o tema Frei Damião. 


A gravação é de disco 78 rpm e foi digitalizado em CD selo Revivendo em 2007. Detalhe: A música "Meu Padrim" contem um protesto, critica social. 

Frei Marcelino foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e fez campanha para o ex-presidente Lula no Sertão do estado.


O religioso foi deputado estadual de 1974 a 1978, período em que chegou a ocupar a 2ª Vice-Presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele também foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público da ALPB, em 1978.


Francisco Muniz de Medeiros era professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha, onde foi vigário da paróquia local por mais de 20 anos. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação.

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço: 
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Faça uma visitinha a este blog:
http://jmpminhassimpleshistorias.blogspot.com

Se você não gostar fique no 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com, ou outros com o tema cangaço. 

http://cariricangaco.blogspot.com
http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://portaldocangaco.blogspot.com
http://cangaconabahia.blogsot.com
http://tokdehistoria.wordpress.com
www.conversasdosertao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário