Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

Moção Narciso Dias

Por: Wescley Rodrigues

Caros(as),

Abaixo segue a moção de apoio do Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, Narciso Dias, em prol do restauro da casa grande do sítio Jacu.

Cordialmente

Prof. Wescley Rodrigues


João Pessoa – PB, 09 de julho de 2013.

Venho através desta, solicitar o empenho das autoridades do executivo da prefeitura da cidade paraibana de Nazarezinho, no restauro da casa grande da fazenda Jacu, a qual é berço de nascimento de Francisco Pereira Dantas o "Chico Pereira," o qual lutou com todas as forças ansiando por justiça, até enveredando pelas hostes cangaceiras no intuito de preservar a honra da família, onde teve o pai assassinado nos idos dos anos 20. Chico Pereira tornou-se ícone de grande relevância na história nordestina e do Brasil. Como pesquisador e leitor assíduo da literatura cangaceira vemos que em diversos livros inerentes ao tema mencionam a trajetória desse sertanejo paraibano.

Portanto, em participação no Parahyba Cangaço em 16/06/2013, constatamos as atuais condições físicas das dependências da casa da fazenda Jacu, onde requer um restauro urgente naquela edificação.

Durante as palestras onde o prefeito de Nazarezinho o Sr. Salvan Mendes e o presidente da câmara de vereadores prestigiavam o evento demonstraram interesse em verificar as reais condições junto a pasta de infraestrutura do município em se empenharem na conservação desse patrimônio histórico,  e deixou os participantes confiantes e honrados ao verem os chefes do executivo local sensíveis com a elaboração desse projeto. A casa centenária da família Pereira Dantas merece ser restaurada para que sirva de estudos e conhecimentos históricos, com a criação de um museu e uma biblioteca inseridos na secretaria de educação e cultura, para que a juventude local e circunvizinhas bem como aos estudiosos de toda parte do Nordeste e do país possam acrescentar no roteiro de pesquisas a inserção do referido município. Acreditamos na sensibilidade das autoridades, pois, com esse feito deixarão para posteridade um marco histórico para o município de Nazarezinho.
Um cordial abraço!

Narciso Dias
Presidente do GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) e
Conselheiro do Cariri Cangaço.

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço:
Wescley Rodrigues

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário