Seguidores

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bilhetes e ameaças de Lampião



 Lampião e o seu fotógrafo Benjamim Abraão

Inteligência, além de seus significados exatos, significa trampolinagem. Indivíduos calmos, supostamente resignados ou omissos, de repente se desenroscam e picam: é o golpe peçonhento. Assim se entende ainda, e em proporção crescente, o dom da inteligência em todas as esferas sociais, agora reforçado pela tecnologia.

Lampião foi inteligente, neste sentido. Socialmente excluído, revoltou-se ao ponto de banir-se ele próprio. Tinha pouca instrução, faltava-lhe fluência no discurso imperativo de “interventor” ou “governador” dos sertões. No entanto, sabia ser claro e contundente nas mensagens, conforme se depreende dos bilhetes em português tosco reproduzidos pelo historiador Oleone Coelho Fontes.

A um sargento comandante do destacamento de Juazeiro do Norte, Ceará, em 1926:

“Il.mo sr. José António — Eu lhe faço esta, até não devia me sujeitar a te escrever porem, sempre mando te avisar, pois, eu soube que vc., no dia que eu cheguei ahi na fazenda vc., esteve pronto para vir me voltar orem, eu sempre lhe digo que você crie juízo, e deixe de violências, apois eu venho chamando é por homem, e mesmo assim vc. Com zuada não me faz medo. Eu tenho visto, é, coisa forte, e não me assombra, portanto vc. Deve tratar de fazer amigos não para fazer como vc. Diz. Sempre lhe aviso, que é para depois vc. não se arrepender e nada mais, não se zangue, isto é um conselho que lhe dou. — Do Capitão
Virgolino Pereira (?) da Silva”.

Ao Sr. José Batista, Fazenda Porteira, Cumbe (atual Euclides da Cunha), sem data — Sua saudação não pacei em sua casa soubi que não estava mas tenho estaque é para vancê manda por este portado 5 contos de rs.

“Olhi é para não deixar de mandar apois não mandando é pior para vancê apois aguardo sua resposta. ”Sem mais do Capm. “Virgulino Ferreira Lampião”.

Mais esta: “Sergipe. Ilmo Snr. João Apostolo Sua saudação.

Com todos lhe faço esta para o sr. Mandar-me Um conto de Rs. Apois não quero maçada faço esta com urgença Cp. Lampião”.

E, para findar os exemplos, este aviso curto e grosso a José da Costa Dórea, outubro de 1932: 

“Seu Dora se aprepare para morrer

Camp. Virgulino Ferreira Lampião”

http://www.vidaslusofonas.pt/lampiao.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

8 comentários:

  1. Anônimo14:08:00

    Mendes: Aí estão os "famosos" bilhetes do capitão Virgolino. Lembre-se que estudou (conforme informações obtidas), entre três e quatro meses, Não houve tempo para ser alfabetizado na verdadeira essência da palavra, mas o que aprendeu, deu para redigir seus bilhetes de solicitação de dinheiro às autoridades e fazendeiros. O bandido Lampião era possuidor de muita inteligência. Não temos como negar.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande pesquisador Antonio de Oliveira:

    Se o rei do cangaço tivesse seguido o caminho do bem, com certeza teria sido um grande fazendeiro ou até mesmo se tornado um Delmiro Gouveia. O bandido era inteligentíssimo, e o que fazia de errado, já que não era homem do bel, era calculadamente, na certeza de dar certo. Em algumas vezes, perdeu-se nas suas estratégias, mas neste mundo, só quem veio sem defeitos, foi o Jesus Cristo.

    Abraço e muita felicidade, amigo pesquisador.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:19:00

    Com certeza nobre pesquisador Mendes, se no início dos conflitos entre a FAMILIA FERREIRA e a FAMÍLIA SATURNINO, houvesse autoridades ou particulares que desinteressadamente tivesse apaziguado a situação, teria o Pajeú, e quiçá o Brasil, um importante personagem.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:11:00

    Olá Mendes gosto muito do seu Blog,Gostaria de saber se vc pode me informar onde foram enterrados os corpos de Lampião e os outros Cangaceiros(Obs: Não é as Cabeças) vc sabe me informar onde os corpos foram enterrados? o nome do Cemitério?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:13:00

    Gostaria muito de Saber onde os Corpos dos Cangaceiros mortos em Angico foram enterrados? Não é as cabeças,é os corpos!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:01:00

    Mendes vc esta de Parabéns,Sou de Itapetim-pe região do Pajéu e sou muito fã de Lampião! Fico muito triste em saber que o capitao foi morto na covardia,queria muito ter conhecido ele.. Ele tambem ajudava os pobres :/

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo anônimo:

    Que bom que seu e-mail aparecesse no comentário para podermos ser amigos.

    José Mendes Pereira
    Mossoró-RN - Terra de Santa Luzia.

    ResponderExcluir
  8. Como os policiais não tinham condições de transportarem os corpos dos cangaceiros, devido as dificuldades nos cerrados, após a chacina, deceparam as cabeças, e os corpos dos cangaceiros ficaram lá na Grota. Mas algumas pessoas foram lá e possivelmente enterraram.

    ResponderExcluir