Seguidores

sábado, 5 de abril de 2014

Filho do cangaceiro Asa Branca


Antonio Esmeraldo Tavares (o Clide) é filho de  Antonio Luiz Tavares (o cangaceiro Asa Branca), e de Francisca da Silva Tavares. 

Ele nasceu no dia 10 de Novembro de 1957, na cidade de Caridade, no Estado do Ceará. Reside em Mossoró, no bairro Bom Jardim, à Rua Epitácio Pessoas, e exerce a profissão de Motorista.

Este eu o conheço pessoalmente. É o filho mais velho do segundo casamento de Antonio Luiz Tavares com a dona Francisca da Silva Tavares. 

Antonio Luiz Tavares era paraibano, do Rio do Peixe e dona Francisca da Silva Tavares também é paraibana,  da cidade do Brejo do Cruz.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com.br/2013/08/extra-filhos-e-viuva-do-ex-cangaceiro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

6 comentários:

  1. Anônimo16:12:00

    Pesquisador Mendes, o ex-cangaceiro ASA BRANCA possuía uma boa turma de filhos. Parabéns para o saudoso ASA BRANCA e seu pessoal.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antonio de Oliveira:

      Eu conheci muito o ex-cangaceiro Asa Branca.

      Nos anos setenta, eu morava no Bom Jardim, à Rua Juvenal Lamartini, e o Asa Branca morava na Rua Melo Franco, bem perto da minha casa. Só que naquela época, ninguém queria conversar com criminoso. Mas durante o tempo em que moramos próximos, nunca eu ouvi falar que ele teria abusado alguém. Era um homem calmo, e de muita responsabilidade e honesto.

      Os seus filhos, eu só não tenho amizade com o Máximo, porque sempre ele morou em São Paulo, e não o conheço pessoalmente.

      Sempre eu vou à casa de dona Francisca, a viúva do Asa Branca. ela me recebe como se eu fosse uma pessoa da sua família.

      Amanhã eu passarei lá, pois tenho uma porção de CDs de forró para entregar a ela.

      O Clide, o filho mais velho, é outra pessoa excelente.

      Conheço todos os filhos de Asa Branca, exceto o que mora em São Paulo, e o que mora em Fortaleza, filho do primeiro casamento do cangaceiro.

      Se não me engano, ela tem 26 netos e mais uns bisnetos.

      José Mendes Pereira
      Mossoró - terra de Santa Luzia
      Rio Grande do Norte.

      Excluir
  2. Anônimo16:21:00

    Não sei Mendes, como você levou todo esse tempo aí nas Terras de Mossoró, e só agora entrou em ação na postagem do pessoal de Antonio Luiz Tavares - O ex-cangaceiro Asa Branca, tão atuante como o é!
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Antonio de Oliveira:

      Em outros anos eu já havia postado todos os filhos do Asa Branca. Só que estou reativando para que aqueles que ainda não os conheciam, e que não tiveram chances de encontrá-los no nosso blog.

      José Mendes Pereira
      Mossoró, terra de Santa Luzia
      Rio Grande do Norte.

      Excluir
  3. Anônimo17:41:00

    Pois é caro pesquisador Mendes, quem está atrasado sou eu. Certamente quando você publicou as fotos dos filhos do cidadão Antonio Luiz Tavares, eu estava cuidando de outras coisas e ainda não havia ingressado na história do cangaço. Esta história que por incrível que pareça entusiasma todos que nela penetram.
    E veja que a Cidade de Mossoró não é pequena não; aproximadamente 250.000 habitantes. Contudo, você consegue "desencavar" os fatos do cangaço que a ela pertenceram. SÓ TENHO A AFIRMAR E REAFIRMAR: PARABÉNS pela grande dedicação que nos trazem conhecimento, em especial a mim que praticamente realizo apenas pesquisas bibliográficas e documentais.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:48:00

    Outra coisa Mendes que eu continuo observando é que os filhos dos ex-cangaceiros não se tornaram violentos, nem eles próprios, depois que se entregaram, após serem liberados não cometeram violências e nada fora da lei. Foi um dos motivos que me fez ingressar numa história, muitas vezes complicada, mas empolgante.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir