Seguidores

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

AS INCURSÕES DE LAMPIÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE.

Por Antonio Nogueira da Nóbrega

Da lavra do são-joanense Professor, Pesquisador e Historiador ANTÔNIO NOGUEIRA DA NÓBREGA, falecido recentemente deixou um legado de histórias frutos de suas pesquisas as quais se dedicava com afinco e publicadas no blog “Um olhar sobre São João do Rio do Peixe”.



“Ainda hoje - quase 75 anos depois de sua morte - Lampião é uma figura lendária em torno da qual permanece vivo o interesse popular. Para uns, o rei do cangaço não passou de um bandido cruel e sanguinário; já para outros, foi e continua sendo um grande herói nordestino”.


“Era então o ano de 1927, quando Lampião, por insistência do cangaceiro Massilon Leite, entendeu de assaltar a cidade de Mossoró, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, traçando seu itinerário por São João do Rio do Peixe, cujo território, na época, compreendia os atuais municípios de Uiraúna (antigo Belém); Triunfo (antiga Picada); Santa Helena (antigo Canto de Feijão) e Poço de José de Moura, entre outros”.

“Concluindo, afirmamos que, durante o seu reinado, Lampião passou três vezes pelo território de São João do Rio do Peixe, mas nunca atacou a sua sede-municipal”.

Fonte principal:


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário