Seguidores

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Falar com Deus é bom, ouvindo João Mossoró

Por Higino Canuto Neto

João Batista Lopes ou simplesmente João Mossoró é um forrozeiro dos bons, remanescente do antigo Trio Mossoró que se projetou à sua época como um dos grandes precursores do forró autêntico, tradicional em sua nordestinidade.

Trio Mossoró

João, juntamente com seus irmãos que formavam o Trio Mossoró (Oséas Lopes e Hermelinda) gravou 12 LP ́s ao longo da carreira do Trio, com tal expressividade, que receberam no ano de 1966 em cerimônia no Teatro Municipal no Rio de Janeiro, o prêmio “Cidade do Rio do Janeiro”, representado pela estatueta de Euterpe (a musa da música na mitologia grega) como o melhor disco de música regional.


Na mesma cerimônia, apenas para ilustrar a importância da premiação que equivalia a um “Oscar” da MPB, foram também contempladas as artistas Elis Regina como melhor cantora popular e Elizete Cardoso como melhor sambista. Foram anos de sucessos até quando o grupo se desfez em 1972 deixando um lastro de canções que mereceram elogios de artistas da magnitude de Tom Jobim e dos irmãos Dori e Nana Caymmi.


Após a dissolução do Trio, João Mossoró construiu uma carreira sólida tendo se mantido fiel à sua trajetória de cantador identificado às raízes populares. Mesmo quando gravou o disco “Como é Linda a Minha Aldeia”, composto somente por músicas portuguesas, o fez com toda a essência e originalidade lusitana que o trabalho mereceu, manifestando a universalidade do seu canto nativista.


Nos discos mais recentes homenageou em dois belíssimos álbuns o Mestre Luiz Gonzaga, com quem também trabalhou como competente Zabumbeiro, e se fez “O Arauto das Raízes Nordestinas” gravando no CD “Conexão Nordeste” canções de consagrados compositores como Belchior, Gonzaguinha, e Dominguinhos.

E nesse cenário repleto de forrós e toadas, João Mossoró apresenta o seu mais recente trabalho intitulado “Falar Com Deus é Bom”, onde cânticos tradicionalmente religiosos se fundem a ritmos nordestinos num forrozeio que surpreende pela voz privilegiada e pelo inusitado da proposta musical. Sem seguir a modismos, João Mossoró pratica sua fé como outra missão que carrega.


Diz: “Aqui no Rio de Janeiro, frequento diversas igrejas fazendo eventos e são muitos os religiosos que me prestigiam, inclusive um deles, o Padre Ranilson, gravou uma musica de minha autoria intitulada “Minhas Janelas”. Também faço parte da caravana do Pedro Augusto, da Rádio Tupi, onde semanalmente participo das apresentações em Praça Publica interpretando canções contemplativas.


No edifício onde moro tem uma Capela dedicada à Nossa Senhora de Aparecida, e sempre quando lá eu estava me vinha uma inspiração divina para gravar um cd com músicas religiosas. E assim, com o incentivo de todos, concretizei esse projeto onde interpreto canções que falam do nosso Pai Maior. E, inclui ainda, outras que fazem parte do nosso cancioneiro popular que considero, pelas mensagens que transmitem, como que falassem mais perto ao coração”, conclui.


No repertório do CD, músicas como “Falar com Deus é Bom” (Francisco Saulo), Noites Traiçoeiras, Oração de São Francisco, “Tocando em Frente” (Almir Sater e Renato Teixeira) e “Súplica Cearense” (Gordurinha e Nelinho) dão o tom maior do disco, afinal, se “Falar Com Deus é Bom”, melhor ainda ouvindo canções que elevam a alma na voz de João Mossoró.

CD-João Mossoró – Falar Com Deus é Bom - 2014

1- Falar com Deus é Bom (Francisco Saulo)
2 - Tocando em frente (Renato Teixeira / Almir Sater)
3 - Súplica Cearense (Gordurinha / Nelinho
4 - Noites Traiçoeiras (Direitos Reservados)
5 - Majestade o Sabiá (Roberta Miranda)
6 - Não Tenho Culpa de Nascer Assim (João Mossoró / João do Vale)
7 - O Milagre da Flecha (Moacyr Franco / Marcos Silvestre)
8 - Romaria (Renato Teixeira)
9 - Segura na Mão de Deus (Direitos Reservados)
10 - Meu Amor Chorou (Paulo Diniz)
11 - Pegadas na Areia (Direitos Reservados)
12 - Oração de São Francisco (Direitos Reservados)
13 - Liberdade ou Servidão (João Mossoró / Fernando Santos)

Contatos: E-mail: joaomossoro@yahoo.com.br Telefones: (21) 2213.7702 / (21) 9782.2960
Fonte: Texto Higino Canuto Neto-Juazeiro Ba.

Enviado pelo poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueana Kydelmir Dantas
MOSSORÓ - RN
Fone: (0xx - 84) - 3323 2307

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário