Seguidores

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

“Notas Para A História do Nordeste”: mais novo trabalho do pesquisador JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Recebi do pesquisador pombalense JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO, um exemplar do    e-book “Notas Para A  História do Nordeste”, seu mais recente trabalho de pesquisa  .
                        
Não sou muito afeito a ler e-book, muito embora eu seja uma aficionado por novas tecnologias: prefiro livros na sua forma “gutemberguiana”, que possa estar sempre a me esperar numa estante e, quando ele pensar que eu o esqueci, arrastá-lo da estante, soprar  a poeira  e relê-lo,  para mais tarde  devolvê-lo ao seu descanso.
                        
Infelizmente os pesquisadores independentes e autônomos não tem condições de publicar seus livros, face aos preços proibitivos e a falta de incentivos dos governos, e acabam por   buscar a economicidade do e-book que, muito embora seja mais acessível ao público, não proporciona ao autor o prazer de uma noite de autógrafos, dando-lhes aquele indescritível prazer de ver um leitor sair do recinto com seu trabalho, resultado de incansáveis noites de pesquisas.
                        
Não sei se foi esse o motivo que levou o pesquisador José Romero de Araújo Cardoso a se aventurar nessa vereda com seu mais novo trabalho “Notas Para A História do Nordeste”. Como eu disse, eu preferia tê-lo em minha estante, junto com outros trabalho do pesquisador, a saber:  “Nas Veredas da Terra do Sol” (1996), “Terra, Verde, Chapéu de Couros e Outros Ensaios” (1996), “Aos Pés de São Sebastião - Novela Sertaneja” (1998), “Fragmentos de Reflexões - Ensaios Selecionados” (1999), “A Descendência de Jerônimo Ribeiro Rosado e Francisca Freire de Andrade - A Família de Menandro José da Cruz” (2001), “A Importância da Caprinovinocultura em Assentamentos Rurais de Mossoró-RN” (2002),  “Euclides da Cunha e as Secas” (2005). "Fazenda da Esperança Santa Rosa: reminiscências de um processo de retorno à vida" (2012).
            
De todos os livros citados acima, eu destaco dois entre meus prediletos: “Aos Pés de São Sebastião - Novela Sertaneja (1998) e “Nas Veredas da Terra do Sol (1996)”. O segundo, que tem muita semelhança com o “Notas Para A  História do Nordeste”, já carece  de uma reedição.
                        
“Notas Para A  história do Nordeste” reúne em um único volume os textos e ensaios já publicados pelo autor em alguns blogs, mas, que agora juntos, hão de  facilita o acesso dos que buscam   conhecer  a história  da ocupação dos sertões nordestino:  seu povo; suas lutas para sobreviver em meio a violência; o cangaço nas  lentes de Benjamim Abrahão; a fome na tinta de Josué de Castro; e, a cultura que, por sinal  nasce onde menos se espera, na persistência  de  Vingt-un Rosado, que sempre acreditou em um sertão econômica  e culturalmente  viável.
            
Como já relatado, o autor já é veterano no campo literário e da pesquisa histórica. Seus estudos enfatizam e desvendam a antropologia sertaneja na luta incessante do homem com o “meio”, que tem como subproduto tanto violência gerada pelo, coronelismo impactante no sertão do século XIX e XX, como a cultura representada pelos poetas cordelistas e pelo grande “Lua” Gonzaga.
            
O Livro O “Notas Para a História do Nordeste” fala da economia, da vegetação, dos costumes, das pessoas e de tudo que compõe o bravo homem sertanejo e, é por isso que o autor é sempre citado em Tese de Conclusão de Curso (TCC).
                        
Parabenizo o autor por mais esse trabalho.
           
Jerdivan Nóbrega de Araújo. Advogado e Escritor. 

Enviado pelo escritor, professor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário