Seguidores

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A CRUZ DO MEL! (QUAL O SIGNIFICADO DESSA CRUZ?)


Na estrada de barro que liga a cidade de Afogados da Ingazeira-PE, e a sede da Fazenda Colônia (local onde nasceu o cangaceiro Antonio Silvino), existe uma CRUZ que se chama "CRUZ DO MEL", mas por que essa denominação?

O pessoal antigo conta, que no início do Sec. XX, o dono da Faz. Colônia, estava construindo um ENGENHO DE RAPADURA, e, um romeiro que ia para o Juazeiro-CE, ao passar no dito local, em tom de brincadeira, disse em alto e bom som, que o caldo de cana e o MEL, que aquele engenho produzisse, ele tomaria todo, quando voltasse de sua romaria. A conversa chegou aos ouvidos do dono do futuro engenho, que não gostou do que ouviu, e, disse que, um dia pegaria o cabra que tinha afirmado aquilo.

Não é que alguns meses depois, logo após as primeiras moagens do dito engenho, o CABRA/ROMEIRO passou no local. De imediato, foi aprisionado, e, o senhor do engenho, o fez beber o CALDO/GARAPA de cana de açúcar que o engenho estava produzindo, até o cabra não aguentar e vomitar o líquido ingerido. Não satisfeito, o dito SENHOR DE ENGENHO, mandou que os seus empregados dessem no CABRA, um “BANHO DE MEL QUENTE", que era usado na confecção de rapadura. Após o dito banho, o homem infeliz caminhou alguns passos, e, morreu, no respectivo local onde se encontra a DITA CRUZ.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário