Seguidores

segunda-feira, 15 de junho de 2015

MOBILIDADE... MOBILIDADE VITAL

Por Rubens Antonio

A movimentação dos cangaceiros é algo citado, mas pouco aprofundado.
Aqui, esboços primeiros, objetivando melhor perceber o quadro.
São croquis primeiros que ainda serão melhor desenvolvidos.

De 25 de fevereiro a 8 de julho de 1929:


De 14 de julho a 4 de agosto de 1929... Nesta fase, estão as volantes de Manoel Campos de Menezes, Odonel Francisco da Silva e Arsênio Alves de Souza nas suas canelas, com poucas horas de diferença. Lampeão e seu bando ainda tem, contra ele, o bloqueio de João Galdino de Souza, na área de Senhor do Bonfim, e o o sítio e deslocamento de Hercílio Rocha, a partir de Uauá.


Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

http://cangaconabahia.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Prezado Mendes... Em relação ao mapa que coloquei, da perseguição das volantes, sua parte esquerda (oeste), deu uma corrida de cerca de 1 centímetro para baixo... Em versões posteriores corrigirei.
    Chamo à atenção que é um esboço primeiro. Será, mais tarde, desenvolvido, somente a partir de dados e informações obtidas de jornais e documentos em geral da época... Extremamente aberto a críticas e sugestões, visa ser uma contribuição àqueles que resolverem desenhar percursos de maneira mais integrada.
    Mais uma vez, amigo Mendes, gratíssimo pela sua divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:21:00

    Na verdade caro Pesquisador Rubens Antonio, é uma das grandes contribuições proporcionadas à Saga do cangaço. Tudo que você tem feito é importante para nós. Mas pediria que - se possível -, você informasse através o blogdomendes, os nomes das cidades dos mapas anteriores que foram postados, para sabermos até onde andou Lampião aqui em nossa Bahia, pois há dúvida em um mapa existente (não seu), em que cita Lampião tendo entrado em Riachão do Jacuípe, coisa que não consegui obter tal certeza.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Prezado Antonio Oliveira
    Na fase um pouco mais desenvolvida, procurarei colocar os nomes das cidades. No passo mais avançado ainda, procurarei ir ao nível dos povoados, das vilas, dos arraiais, das fazendas.
    É um caminho que será seguido com muito cuidado.

    ResponderExcluir