Seguidores

segunda-feira, 15 de junho de 2015

HÁ UM ANO MORRIA EM ALAGOAS O ÚLTIMO CANGACEIRO INTEGRANTE DO BANDO DE LAMPIÃO.


José Alves de Matos (Vinte e Cinco), de 97 anos, tido como o último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Ele era conhecido como "Vinte e Cinco" e faleceu em um hospital particular de Maceió, em decorrência de problemas de saúde causados pela  idade avançada, segundo seu neto, Cleiton Matos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Vinte e Cinco vem de uma família numerosa, sendo oito irmãos e seis irmãs e depois que seu pai casou novamente nasceram outros cinco homens e três mulheres.

Nascido em Paripiranga, na Bahia, Matos ficou conhecido como Vinte e Cinco por ter entrado no bando de Lampião no dia 25 de dezembro de 1933.

Segundo os pesquisadores, ele foi um dos poucos a escapar do massacre no cangaço.

Quando acabou o período do cangaço ele se entregou para a polícia e ficou preso por quatro anos. Na cadeia, o ex-cangaceiro estudou e conseguiu entrar para o serviço público, onde se aposentou.

Vinte e Cinco foi um dos sobreviventes do confronto de Angico ocorrido em 28 de Julho de 1938, onde foram mortos Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Soldado Volante.

Há um ano José Alves de Matos deixava essa vida, para entrar definitivamente para a história.

À família Matos nossos agradecimentos por todo o apoio e carinho que sempre nos prestou, durante a nossa trajetória de pesquisas e trabalhos direcionados ao cangaço.

Texto: Carolina Sanches e Michelle Farias do G1 Alagoas
Adendo: Geraldo Antônio de Souza Júnior
Fonte facebook: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário