Seguidores

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

EXALTAÇÃO AO XAXADO – HOMENAGEM A MARINÊS


A coordenação geral do Parque Cultural “O Rei do Baião”, da comunidade São Francisco, município de São João do Rio do Peixe-PB, vai homenagear em agosto deste ano de 2016, em razão da realização da tradicional festa de Luiz Gonzaga, grandes figuras nordestinas, que fazem e fizeram história ligadas ao “Rei do Baião”, o patrono do Parque.
Entre elas está a famosa Marinês, “Rainha do Forró e do Xaxado”, batizada com o nome de Inês Caetano de Oliveira, que era cantora brasileira de forró, baião e xaxado.

Apaixonada pelo ritmo de Luiz Gonzaga, foi a principal dama da banda Patrulha do Rei do Baião, fazendo a abertura dos shows de Luiz Gonzaga.

Na verdade, a canção que consagrou a famosa Marinês foi “Peba na pimenta”, cantada em todos os recantos da pátria brasileira, sob os aplausos do público presente.

Por ocasião do IX Festival de Músicas Gonzagueanas, Marinês será um dos grandes nomes do tradicional FESMUZA, exaltando o xaxado.

O Parque “O Rei do Baião” cria a cada ano homenagens especiais a artistas gonzagueanos que viveram no seu tempo, além de renovar as homenagens aos já existentes, como CONPOZAGÃO, Prêmio A Carta, Lembrança do Ídolo, SANFONZAGADA, Missa do Vaqueiro e o mais recente intitulado Louvor ao Ritmo. Tudo isso na construção do histórico FESMUZA.

O sentido especial do evento é manter viva a história de Luiz Gonzaga, levando ao Parque familiares do rei, amigos do seu tempo e um grande número de fãs e admiradores do Nordeste inteiro.

A festa cresce a cada ano, e recebe visitantes de todos os quadrantes do Brasil.

O encerramento da tradicional festa acontecerá no dia 20 de agosto, com a realização do FESMUZA, que é presidido pelo histórico seguidor do rei, o gonzagueano Juiz de Direito da capital paraibana, Onaldo Rocha Queiroga.


Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário