Seguidores

sexta-feira, 11 de março de 2016

CEMITÉRIO DA FAZENDA SALGADO - FLORESTA


Cemitério da fazenda Salgado. Local onde foram sepultados os corpos de Américo de Cirilo e Manoel Caetano. No dia 23 de abril de 1938, Américo Cirilo, Manoel Caetano e Luiz Ferraz foram capturados pelo subgrupo de Moreno na fazenda Morro Preto. O perigoso cangaceiro, ao entrevistar os três sertanejos, recebe uma informação de Américo que desencadeia a aversão e a ira do bando com os filhos de Floresta. A inocência de Américo resulta numa sentença cruel.

Tudo que aconteceu sobre a passagem desse carrasco de Lampião em Floresta, no livro - As cruzes do Cangaço - Os fatos e personagens de Floresta. Uma parceria com Cristiano Ferraz. Lançamento em maio, dia 26/05


Os segredos do livro As Cruzes do Cangaço - Os fatos e personagens de Floresta. 

O que representa esse senhor para a história do cangaço em Floresta.

Aos 92 anos, Manoel Ângelo Torres, carinhosamente chamado "Véio", é memória viva da passagem de Lampião na região da Tapera e do Mundé. É filho de José Ângelo Torres (Zé de Anjo). Cassimiro Gilo não estava no Ceará no fatídico dia 28/08/1926 como afirmam erradamente alguns escritores. Ele escapou da morte certa porque estava na companhia de Zé de Anjo. Véio teve um relacionamento com Luciana Jacinta Barros (Lulu) - ela estava dentro da casa dos Gilos na hora do ataque e também perdeu o seu pai, morto na terrível Chacina. Véio a época do romance tinha apenas 18 anos e Lulu 45. Desse envolvimento nasceu Nelson (Nelson de Lulu) que ainda reside na Tapera. Véio é sobrinho do temido volante Zé Freire de Itacuruba que participou do tiroteio e das mortes de Caboclo Garapu e dos cangaceiros Zé Marinheiro e Sabiá, na região visinha a Tapera, o Mundé. Esse é um dos grandes trunfos dessa história - Fazenda Tapera - O presságio de uma Chacina - escrita em 50 páginas, fora 52 fotos inéditas. Quem viver, verá. CARIRI CANGAÇO FLORESTA EM MAIO. Lançamento do livro dia 26/05, na abertura do evento.

Fonte: facebook
Link: https://www.facebook.com/marcosdecarmelita.carmelita?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário