Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2016

CORONEL DELMIRO GOUVEIA

Foto do acervo do pesquisador Voltaseca Volta‎ - Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste

Coronel Delmiro Gouveia um homem além do seu tempo, saiu de Pernambuco em virtude de perseguição política, foi dono do palacete onde hoje funciona o quartel do Comando da Polícia Militar de Pernambuco no Derby em Recife, fundou Mercados que depois passaram para administração pública, enfrentou o trust inglês que comandava mundialmente o mercado de linhas, que queria comprar a todo custo sua fábrica, diz-se que foi uma das causas do seu assassinato, ele tinha um bocado de desafetos. 


ADENDO: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"O bairro do Derby era parte das terras doadas a Henrique Dias, como recompensação por sua participação na luta contra os holandeses, conhecida como Estancia de Henrique Dias e se estendia desde o Derby até ao atual bairro da Estancia. A localidade veio a ser conhecida como Derby porque ali foi instalada (1888) uma sociedade hípica denominada Derby Club, que funcionou durante uma década e encerrou as atividades em 1898.

O industrial Delmiro Gouveia adquiriu a propriedade e edificou (1898), um mercado público moderno – Mercado Coelho Cintra -, destruído em 1900 por incêndio apontado como criminoso, em razão de inimizade pessoal de Gouveia com o político Francisco de Assis Rosa e Silva, em razão do primeiro, casado, haver raptado uma menor, filha natural do segundo, e passado a viver com ela. Após o incêndio Delmiro Gouveia mudou para Alagoas e ficando a área abandonada até a década de vinte, quando foi adquirida pelo Governo do Estado, com área adjacente, adquirida da Prefeitura e, drenada e urbanizada, nela foi construído o Quartel da Força Pública e na área subjacente a Praça do Derby (CORREIA, 2000, p. 10-12)." http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/o-governador-sergio-loreto-e-o

Existe uma passagem, no Rio de Janeiro, na Rua do Ouvidor, ele enfurecido por causa das pressões desce a bengala no então Presidente, o Sr. Washington Luiz. 

Presidente Washington Luiz

Ele viajou para a Europa, lá conheceu as Vilas Operária de então e trouxe aquele modelo e implantou no seu empreendimento.


Um fato que não podemos deixar de registrar é que pela sua empresa passaram empresários de grande sucesso, como o empresário João Santos, fundador do Grupo Empresarial homônimo que foi um dos seus escriturários.

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/o-governador-sergio-loreto-e-o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário