Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2016

MOMENTOS REAIS DO GONZAGÃO

Escreveu: Francisco Alves Cardoso – 04/04/2016

O Parque Cultural “O Rei do Baião” lançará neste dia 05 de abril, oficialmente, todos os concursos para o IX FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, programados para os dias 19 e 20 de agosto do corrente ano de 2016.

É, inegavelmente, a maior festa gonzagueana de todo o Nordeste brasileiro. A prova está na presença marcante das maiores personalidades da cultura nordestina, que se reúnem no município de São João do Rio do Peixe-PB, aumentando essa presença a cada ano.

O “Caldeirão Político” escolheu o município são-joanense para realizar o FESMUZA por várias razões. O apoio ainda é pouco, mas o fundador agradece os esforços e a presença de todos que visitam essa festa viva de Luiz Gonzaga, na Fazenda São Francisco.

Para este ano, além do tradicional FESMUZA, que homenageia nesta edição o poeta e repentista Oliveira de Panelas, teremos o V CONPOZAGÃO – Concurso de Poesia em homenagem ao Gonzagão e seus seguidores, que prestigia o sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho do “Rei do Baião”; a III Missa do Vaqueiro homenageando o conterrâneo Antônio Amâncio; a II Lembrança do Ídolo, elevando o nome do mais famoso sanfoneiro brasileiro Sivuca; e a II Carta, falando com o fundador de toda essa história, o velho Januário, pai do Gonzagão. O FESMUZA traz duas novas homenagens: Louvor ao Ritmo, cantando as alegrias do paraibano Jackson do Pandeiro, e a Exaltação ao Xaxado, uma justa homenagem à famosa Marinês.

A Comissão Organizadora da festa garante uma promoção bem maior, já que a tradição a cada ano aumenta e apresenta novos valores culturais.

É preciso coragem para realizar uma festa de tamanha repercussão em todos os recantos do Brasil. Ela não é apenas o festival de sanfoneiros, como encerramento, pois durante cinco meses antes, recebe inscrições para o FESMUZA, CONPOZAGÃO, A Carta, Lembrança do Ídolo, Louvor ao Ritmo e Exaltação do Xaxado.

No ano de 2015, a Comissão recebeu inscrições de dezenove estados da federação brasileira.

As milhares de pessoas que visitam a Fazenda São Francisco no período da festa vêm para conhecer de perto a montagem do Parque. Muitos se emocionam quando visitam todas as instalações em homenagem a Luiz Gonzaga e seus seguidores.

O município de São João do Rio do Peixe se faz maior com a criação do Parque Cultural, pois passou a receber visitas de artistas famosos como Joquinha, Sérgio e Piloto Gonzaga, sanfoneiros como Cosmo Daniel, Chico de Tereza, Giannini Alencar, Cícero Paulo, Paulo Feitosa, Ranier Oliveira, Geraldinho do Acordeom, Pinto do Acordeom, dentre outros. Poetas e repentistas como Oliveira de Panelas, José Celestino, Júnior Vieira, Dr. Luiz Pereira, José Romero Cardoso, Kydelmir Dantas, Bosco do Saxofone e Emiliano Pordeus. Personalidades do Brasil inteiro como Dr. Onaldo Rocha Queiroga, Dra. Onélia Setúbal, prefeito do Iguatu, Aderilo Alcântara, e a poetisa Maria Alda.

No festival de 2016, depois de pesquisa realizada, o Parque recebeu visitantes dos estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, e da própria Paraíba.

Vale a pena investir no festival de Luiz Gonzaga, pois o município de São João, a cada ano, aumenta a divulgação no país inteiro, mostrando as belezas locais, a organização, a segurança e com especialidade os grotões da região de Cacimba Nova, onde ficam localizadas todas as maravilhas do Parque Cultural “O Rei do Baião”.

Visitem! Conheçam! Participem! Vivam! Façam parte da história de todos que habitam e que visitam o Parque Cultural de Luiz Gonzaga!


Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário