Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

JOSÉ LEITE DE SANTANA O CANGACEIRO JARARACA

O cangaceiro Jararaca preso em Mossoró ao lado de dois Soldados em 1927

José Leite de Santana conhecido no mundo do crime por Jararaca. Nasceu em Buíque no Estado de Pernambuco, no dia  5 de maio de 1901, e foi assassinado em Mossoró, no dia 19 de junho de 1927).

Fez parte do bando do capitão Lampião, porém, foi soldado do exército, onde participou da Revolta Paulista de 1924, sob o comando de Isidoro Dias Lopes, mas deixou a farda para entrar para o cangaço, com uma participação, neste grupo, muito curta, pois no ataque à cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, em 13 de junho de 1927, foi preso no dia seguinte, e justiçado (morto sumariamente sem julgamento) pelo soldado João Arcanjo.

Acredita-se que Jararaca é um santo, pois antes de morrer, arrependeu-se dos crimes praticados, e depois de morto, credita-se a ele algumas graças alcançadas, portanto, é considerado um santo popular na região de Mossoró.

Referências

José Leite de Santana "O Jararaca" Coluna Geraldo Maia do O Mossoroense
O santo do Purgatório - A transformação mítica do cangaceiro Jararaca em herói Universidade federal do Rio Grande do Norte
As Vidas e as Mortes de Jararaca: Narrações de uma Devoção Popular no Nordeste Brasileiro Revista de Estudos da Religião no Site da PUC-SP
Biografia de Jararaca Enciclopédia Nordeste
CANGACEIRO BENTO? OverMundo
Fontes biográficas
ALMEIDA, Fenelon, Jararaca: o cangaceiro que virou santo. Recife:Guararapes, 1981
CASCUDO, Luis da Câmara. Viajando o Sertão. Mossoró. O Mossoroense, Série "B", n° 1138, 1984

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Leite_de_Santana

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário