Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O LEGENDÁRIO DELMIRO GOUVEIA


O legendário Delmiro Gouveia, aliás, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, nasceu em 5 de junho de 1863 na Fazenda Boa Vista de propriedade do seu avô: o coronel Félix José de Souza. Ficou para a História como o “Rei do Sertão” por sua riqueza, filantropia e coragem no desafiar o poderio econômico dos ingleses no Nordeste do Brasil. A falácia de ser Delmiro de origem humilde, é mito de desconstrução das esquerdas populistas na cata de um herói messiânico.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia. Ferrenho inimigo do governador Sigismundo Gonçalves e do Conselheiro Rosa e Silva.

Uma das suas maiores marcas foi a de ser pioneiro da industrialização e da produção de energia hidroelétrica no Brasil. Na cidade de Água Branca, sertão de Alagoas, Delmiro instalou o seu parque industrial. Em Alagoas, vivia em boa paz na proteção dos Tenório Cavalcanti.

Mandou buscar técnicos nos Estados Unidos da América do Norte, de onde importou equipamentos e, já no início da primeira década do Sec. XX, quando grandes centros regionais como o Recife e Salvador eram ainda iluminados a gás, as suas indústrias eram movidas a energia elétrica.

Foi mãe de Delmiro Gouveia, a pernambucana Leonila Flora da Cruz Gouveia. A qual ficara viúva do Major Delmiro, morto na Guerra do Paraguai na campanha de Caimbocá. Havendo, o major Delmiro, sido companheiro de fileiras do, então, tenente Lourenço Alves Feitosa e Castro. Mesmo por laços de parentesco. Com quem firmou fraterno relacionamento e de quem o seu irmão, coronel José Porfírio Farias de Souza, viria a ser o mais aguerrido correligionário na oligarquia aciolista.

Atual Quartel do Derby, sede da Polícia Militar de Pernambuco. Onde funcionou o primeiro “shopping mall” da América Latina, por iniciativa de Delmiro Gouveia.

No comércio Delmiro passou a exportar 1,5 milhão de toneladas de pele por ano. Ressalta Caesar Sobreira, registrar Gilberto Freyre, ter sido o comércio de peles de monopólio israelita: dos judeus portugueses.  Restando evidente, haver-se Delmiro Gouveia valido da identidade ancestral dos Ximenes de Aragão para bem colocar-se no mercado europeu.

Matemática em Sobral - WordPress.com

Já na iniciativa industrial, em mais um arroubo de ousadia, Delmiro fundou a Companhia Agro Fabril Mercantil. A qual, logo nos primeiros meses, passou a produzir 216 mil carretéis de linha de algodão. A morte de Delmiro Gouveia fez-se de mistérios. Se não sabe ao certo se foi mandado assassinar por seus concorrentes ingleses, ou por seu ferrenho inimigo Sigismundo Gonçalves: governador de Pernambuco.

http://www.pe.gov.br/governo/galeria-de-governadores/sigismundo-antonio-goncalves/

Quem jamais perdoou Delmiro da sova que lhe aplicou na, então, movimentada e chique Rua do Ouvidor: na cidade do Rio de Janeiro. 
  

Bem como haver Delmiro feito sua amante, com quem fugiu para Alagoas, Carmela Eulina do Amaral Gusmão: filha natural de Sigismundo. Delmiro teve ainda, como acérrimo inimigo ao conselheiro Rosa e Silva de quem Sigismundo era aguerrido correligionário.

http://historiarn.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário