Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2017

MISSA DO VAQUEIRO DE SERRITA E CARIRI CANGAÇO JUNTOS !






Helena Câncio e Manoel Severo: Missa do Vaqueiro de Serrita e Cariri Cangaço, juntos !

Todos que percorrem os sertões de nosso nordeste, são apaixonados por nossa história e cultura, exploram o fundo de nossa alma ressaltando os valores que nos fazem únicos, conhecem a força dessa "mata branca" espetacular; a magia de suas cores, sons, aromas, e sabem que aqui se estabeleceu uma cultura única no planeta, aqui temos o sol como grande irmão e que a cada amanhecer nos concede bençãos para mais um dia de conquistas. Aqui é a Nação dos Vaqueiros, berço de Luiz Gonzaga e Virgulino Ferreira, paixão de Padre Cícero e Conselheiro, esse é o nordeste que conhecemos, construído por homens e mulheres de Raiz, Força e Fé.

Helena Câncio é uma gigante ! Dessas pessoas que ao longo do tempo se consolidaram como referência de garra, luta, determinação, talento e paixão. Sertaneja arretada que abraçou muitas paixões e por elas se dedicou por toda vida; viúva de uma das lendas do sertão pernambucano; João Câncio, o padre vaqueiro, que ao lado de Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira criaram a Missa do Vaqueiro de Serrita em homenagem a Raimundo Jacó; trouxe para si a responsabilidade de perpetuar uma das maiores Festas Nordestinas.

 Tiago e Helena Câncio
Tiago e Helena Câncio, Michelline Garcia, Ingrid Rebouças e Manoel Severo
 Fundação Padre João Câncio recebe Cariri Cangaço
Heldemar Garcia, Assessor do Cariri Cangaço

Helena Câncio, Presidente da Fundação Padre João Câncio, com sede em Serrita,Pernambuco, recebeu ao lado de seu filho, Tiago Câncio; secretário de cultura de Serrita; o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e equipe, em reunião na manhã do último dia 01 de março, em Salgueiro para sacramentarem um encontro que ficará para a história: A Missa do Vaqueiro de Serrita e o Cariri Cangaço enfim estão juntos. 

A Pauta do encontro foi justamente as formas e possibilidades da aproximação e parceria do Instituto Cariri do Brasil, promotor do Cariri Cangaço; e  a Fundação Padre João Câncio; promotora da Missa do Vaqueiro de Serrita. "Esse era um sonho antigo de todos nós que fazemos o Cariri Cangaço e agora o destino resolveu ser generoso conosco; por ocasião do Cariri Cangaço Exu teremos a oportunidade de termos ao nosso lado Helena Câncio e a Missa do Vaqueiro, isso é realmente sensacional" afirma Manoel Severo.

"Prezado Manoel Severo, a honra é nossa em recebe-los. A Missa do Vaqueiro terá seu conteúdo enriquecido, certamente. Transmitirei aos vaqueiros o propósito da tão valiosa visita! A troca de saber e a vontade de realizar coisas no nosso sertão, aproximam a Fundação Padre João Câncio do Cariri Cangaço" comenta Helena Câncio.

Tiago e Helena Câncio, Manoel Severo e Ingrid Rebouças na chegada do Cariri Cangaço a Missa do Vaqueiro de Serrita

Serão dois grandes eventos acontecendo simultaneamente e que se encontrarão de forma espetacular no domingo, dia 23 de julho quando o Cariri Cangaço Exu 2017 celebra junto com a Fundação Padre João Câncio a 47ª Missa do Vaqueiro, em Serrita. "Temos dois enormes eventos, a inigualável e fenomenal 47ª edição da Missa do Vaqueiro e nosso Cariri Cangaço, ambos acontecendo na mesma época e com programações sensacionais de ambos os lados, realmente o sertão vai parar e o Brasil de alma nordestina vai voltar seus olhos, sem dúvidas para Exu e Serrita entre os dias 20 e 23 de Julho, principalmente no domingo, dia 23 quando o encerramento do Cariri Cangaço será na Missa do Vaqueiro de Serrita ao lado de Helena, de Tiago e da Nação Vaqueira desse nosso amado Brasil" completa Manoel Severo.

"A Fundação Padre João Câncio surgiu com o objetivo de explorar, promover, pesquisar e incentivar sob todas as formas o desenvolvimento da cultura sertaneja. Integramos o projeto do artesanato de Serrita a revitalização do Evento Missa do Vaqueiro, agregando a ele um conjunto de informações que define a história, expressada na arte do nosso povo."Revela Helena Câncio.

O que já era Maravilhoso se tornará Excepcional...

Ao longo dos próximos meses, Manoel Severo e Helena Câncio estarão ainda promovendo outras reuniões para estreitarem a parceria, inclusive dentro do próprio Cariri Cangaço Exu 2017, "Eu e Helena estivemos conversando e estamos vendo, além do encerramento do Cariri Cangaço Exu ser na Missa do Vaqueiro, encontrarmos outra possibilidade de encontro de nossas agendas, ou numa pega de boi ou em outra atividade, estaremos trabalhando nessa direção e estarei indo a Serrita e Exu agora em Abril para vermos juntos tudo isso" revela Manoel Severo.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Salgueiro, 01 de Março de 2017
Fotos: Heldemar Garcia

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2017/03/missa-do-vaqueiro-de-serrita-e-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário