Seguidores

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DE DEVINHO NOVAES E ANTÔNIO CONSELHEIRO PARA A HISTÓRIA DE POÇO REDONDO: UMA TESE COMPARATIVA

Por Rangel Alves da Costa

Meu amigo Lourenço me sai com cada uma! Não é que outro dia, durante um proseado pra lá de produtivo e enriquecedor no Memorial Alcino Alves Costa, em Poço Redondo, o jovem sociólogo (e de inigualável inteligência), depois de dois copos de cerveja acabou lançando uma importante tese comparativa?
A tese: A importância de Devinho Novaes e Antônio Conselheiro para a história de Poço Redondo. E não apenas lançou a tese como proporcionou toda a fundamentação. E neste passo, logicamente que eu cuidei de colocar lenha na fogueira e acrescentei aos conceitos outros fundamentos de validade.
De início, eu bem que imaginei que a tese lançada pudesse envolver dois outros importantes personagens históricos da vida de Poço Redondo: Unha Pintada e Lampião. Teria até coerência se assim acontecesse, pois é do conhecimento de todos que igualmente a Lampião, o Unha Pintada revirou de cabeça pra baixo todo o sertão. E se o bando de Virgulino tanto atraiu a juventude poço-redondense para suas hostes, o mesmo aconteceu com o tal “gostosinho”, outro nome que se dá o próprio Unha Pintada.
Mas a escolha de Lourenço recaiu mesmo sobre Devinho Novaes e Antônio Conselheiro. E Devinho Novaes pelo fato de ser a nova e arrebatadora onda que chegou para mistificar corações, exorcizar sentimentos, pregar revoltas contra dores do amor, fanatizar multidões e até ser o guia de enamorados e apaixonados. Sua força é tamanha que toda vez que ele diz “oi”, uma multidão responde “oi”.
Sabido é que Antônio Conselheiro também arrebatava multidões, fanatizava, atraía para si aqueles descontentes do mundo na esperança da redenção através da fé. Quando o Conselheiro levantava seu cajado e sua voz era igual a Devinho segurando o microfone e começando a cantar: não havia e não há quem nem se transforme do cabelo ao pé. O Conselheiro gritava: “Acendam as chamas e vamos enfrentar o Estado, que é nosso inimigo...”, muito parecia com Devinho quando ecoa: “Apaga a luz e vem deitar, desconta a raiva na minha boca. Você sabe no final das contas o resultado é mais amor e menos roupa...”.
Mas nada disso ainda tem muito a ver com a tese comparativa de Lourenço. Sua premissa inicial foi a seguinte: Se essa juventude sempre encontra tempo para ouvir Devinho Novaes, para beber ouvindo Devinho Novaes, para ir atrás de CD de Devinho Novaes, até para viajar para shows de Devinho Novaes, então por que essa mesma juventude não reserva um tempinho para conhecer os locais históricos de Poço Redondo, e que são muitos e estão por todo lugar?
Foi na segunda premissa da tese que entrou Antônio Conselheiro, e do seguinte modo: Ora, chega-se na beira do rio, em Curralinho, e todo mundo está ouvindo, nos bares ou nos sons altos das malas dos carros, o tal do Devinho Novaes. Contudo, poucos têm conhecimento que aquela estrada de Curralinho foi aberta por Antônio Conselheiro e seus seguidores e que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, aquela primeira, no alto e logo na chegada, foi erguida pelo Conselheiro e seu povo. Em Curralinho, Devinho está por todo lugar. E o Conselheiro, apenas no esquecimento?
E a terceira premissa: Comparativamente, para muitos e até pela falta de conhecimento, atualmente Devinho Novaes tem mais importância histórica em Poço Redondo do que Antônio Conselheiro. Perguntem a um jovem alguma coisa sobre os dois e logo se terá que do Conselheiro não sabe nada não, mas que sobre Devinho sabe todas as músicas, até conhece tudo sobre ele. Poucos sabem quem foi Antônio Conselheiro, qual a sua luta, como foi o seu fim. Mas muitos dizem na hora tudo o que diga respeito ao cantor.
Logicamente que o presente texto é apenas uma brincadeira, mas também servindo de alerta para o que hoje ocorre: o modismo tomando lugar do verdadeiro saber, do conhecimento e do que realmente importa ao ser humano. Como ocorreu com os Pablos, os Unhas e tantos outros tantos, logo Devinho será substituído por outro. Mas quem irá substituir Lampião ou Antônio Conselheiro?

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário