Seguidores

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

IMAGEM EM FOCO DESTACA MEMÓRIAS DO CANGAÇO EM PORTEIRAS- MARCAS QUE NÃO SE APAGAM COM O TEMPO.

Seu Antonio da Piçarra coiteiro de Lampião

Objetivando retratar as Rotas do Cangaço no município de Porteiras Ceará, a professora historiadora, Maria Socorro Linard da Silva, da Escola de Ensino Médio Aristarco Cardoso, juntamente com a Chefe de Gabinete do Prefeito, a Sr.ª Ionara Leite Tavares e o Diretor de Cultura do município Ticiano Linard, seguem a rota por onde passou Lampião e seu bando, visitam a Fazenda Piçarra do velho coronel Antônio da Piçarra, onde morreu Sabino Gomes, um dos mais valentes cangaceiros do bando de Lampião, numa empreitada perseguição da polícia pernambucana, fato que entrou para a história como o Fogo da Piçarra, em cujo fato, seu Antônio da Piçarra que era amigo de Lampião, teria sido coagido pelos tenentes Arlindo Rocha e Manuel Neto a dizer o local onde o bando de cangaceiro estava escondido em sua fazenda, virando a partir daí o maior inimigo do temível Lampião.
Foi uma experiência fantástica, o senhor Wilton Santana Filho, o Vilsinho da Piçarra, nome pelo qual é conhecido, neto de seu Antônio da Piçarra, que reside na referida fazenda, grande figura, conhecedor desta história que inclui seu avô, foi quem nos conduziu até o local onde de fato ocorreu a tragédia. Da antiga casa, que fora construída por seu bisavô, em 1902 e onde nasceu seu Antônio da Piçarra, não se tem nem escombros, só mesmo alguns blocos de gigantes tijolos um grande banco de madeira, onde costumava sentar Lampião, quando passava por esses lados. Temos no local também, os escombros do velho engenho, algumas árvores centenárias, a velha e histórica cerca de varas que nos leva a relíquia que resiste a ação do tempo: a parede do antigo açude que fora construída de forma artesanal pelos moradores do local em 1902. Segundo Vilsinho, foi de cima desta parede que a força policial, no dia 13 de março de 1928, em plena noite de chuva, disparou o estilhaço de fuzil que vitimou o mais feroz cangaceiro de Lampião, o Sabino Gomes. Este, mesmo no meio do fogo cerrado entre a polícia e o bando de cangaceiros, foi socorrido pelos amigos e a pedido seu foi sacrificado, sendo seu corpo sepultado ali mesmo no meio da caatinga no anonimato de tudo e de todos. Isto são coisas do cangaço a polícia matou mais não ergueu o troféu. Sabe-se apenas onde ocorreu o incidente, mas onde foi sepultado o corpo do homem amigo e confidente do Rei do Cangaço não, pois o local nunca foi revelado pelos integrantes do bando.
Da fazenda Piçarra, nos dirigimos ao Sítio Guaribas, local onde em 1927, houve a Tragédia das Guaribas, façanha que envolveu o Cel. Francisco Lucena, conhecido como Chico Chicote, dono da fazenda e as forças policiais de Pernambuco e Paraíba e onde houve o massacre sangrento que durou 32 horas vitimando 27 pessoas entre elas o valente e destemido Chico Chicote que lutou com toda bravura até o final do cerco, quando atingido por uma bala no tórax, tombou ali mesmo sem vida, fazendo valer as palavras ditas por ele próprio no início da luta: daqui eu só saio morto. De cima da Serra do Araripe, na Malhada Funda o experiente e sagaz Lampião ouviu os disparos e calculando que se tratava de um ataque ao coronel Chico Chicote, fez ouvido de mercador e saiu dizendo: se fosse meu amigo eu iria ajudar, mas, quis ser meu inimigo. As marcas dessas tragédias ainda estão lá, reagindo à ação do tempo. A História está nos livros, em sites da internet e principalmente na memória das pessoas mais velhas de porteiras, também nas pessoas que buscam nos presentear com os frutos de suas pesquisas e descobertas a cada ano, como vem fazendo o Grupo Cariri Cangaço, do qual eu Socorro Linard, sou admiradora, pois seus relatos nos emocionam por trazerem a tona a difícil vida daqueles que por motivos de fúria, injustiça social ou entraves políticos, frutos da velha República, tenha entrado ou apoiado o cangaço que tanto sofrimento e mortes causou nesse solo nordestino que também é cearense, caririense e porteirense. Parabéns Cariri Cangaço, Porteiras espera de braços abertos, neste dia 19 de setembro de 2013. Sejam Bem Vindos.

Vejam as fotos da nossa visita que comprovam a veracidade do texto com relação ao tema.
Clique no link para você ver todas as fotos:

http://geacporteiras.blogspot.com.br/2013/09/imagem-em-foco-destaca-memorias-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário