Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2018

LAMPIÃO, UMA MARCA.


Por Verluce Ferraz

Sempre será polêmico o assunto em virtude de boa parcela de seus seguidores não desejarem seu representante no cangaço com características diferentes da tão atribuída “machão”; mesmo que essas características sejam compatíveis com o estilo do cangaceiro Lampião e de sua companheira Maria Bonita. Ele repassava a imagem de machão temido; as armas em punho foram seu salvo conduto. Ela, seguindo o seu companheiro, parecia dizer: eu sou a mulher do Capitão. Não cozinho e nem passo, sou mulher do grupo.


As outras que me acompanham, obedeçam! Mas por que o casal impunha tantas regras aos grupos cangaceiros? A alma peregrina do cangaceiro Lampião vivia afastada das mulheres; a de Maria já não representa essa solidão; foi casada separando-se por falta de afinidade com o marido Zé de Neném. Brigava muito com o marido e se metia a fugir vez por outra para a casa da prima, Maria Rodrigues da Sá, com quem partilhava de seus ‘segredinhos’ ((“A trajetória guerreira de Maria Bonita – A Rainha do Cangaço” –LIMA, João de Sousa Lima). 

Brigas eram comuns entre a Maria e o Zé que resultava em separação; volta e meia acertava a casa da amiga de infância com quem se relacionava muito bem. Maria aprendeu a bordar e seus bordados foram elo entre ela e Lampião. Ele que tanto se a perfilava recebeu da Maria os seus bordados e com isso ‘um dote’ e isso favorecia como ‘modelo’ que estenderia ‘sua marca aos grupos’. Essa ‘marca’ é que vai originar o livro Lampião, o Mata Sete, do juiz sergipano Pedro Morais, causando indignação a muitos de seus leitores.

https://www.facebook.com/psicologiadocangaco/photos/a.494025067611338.1073741828.494013557612489/609695672710943/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário