Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2018

CANÁRIO E O CAMINHO DE CURRALINHO



Por Manoel Belarmino
Cariri Cangaço Poço Redondo pelos Caminhos de Curralinho...
Além das tantas histórias que o caminho do povoado Curralinho testemunhou, como o trotar dos tropeiros, a morte dos soldados marcadas pelas Cruzes dos Soldados, as Carreiras, as alpercatas do Conselheiro e seus seguidores e outras, não podemos esquecer que é nas margens do Caminho do Curralinho que está a localidade Cururipe, onde o cangaceiro Canário, filho de Poço Redondo e esposo da cangaceira Adília (filha de Poço Redondo), foi covardemente assassinado por Penedinho, naquela última quinta-feira do mês de setembro de 1938. Penedinho, natural de Canhoba e primo de sua mulher Adília.
Penedinho entrou no cangaço a pedido de seu patrão, o poderoso Antonio Caixeiro de Canhoba e da Borba da Mata com a finalidade de matar Canário, pois este havia extorquido dinheiro daquele coronel de Canhoba. Penedinho era um infiltrado no cangaço. E foi o que aconteceu. Canário foi covarde e traiçoeiramente assassinado na sombra de uma quixabeira com um tiro só por Penedinho. Não deu tempo de Canário se entregar á justiça como já havia planejado. 
Cangaceiro Canário, morto no caminho de Curralinho

Depois do tiro, o silêncio fúnebre. Canário está ali estendido no chão. Apenas o seu cachorro está ali para protegê-lo. O silêncio é, de instante em instante, quebrado pelo uivar do cachorro. O único amigo fiel do finado Canário. Um silêncio e um uivar. Um uivar para impedir que os urubus se aproximassem do cadáver do seu dono. E não demorou, a volante da Serra Negra chega ao local em busca de ouro e joias do cangaceiro. E o cachorro, fiel ao seu dono, rosna para tentar impedir que as volantes se aproximem. Um soldado aponta uma arma e, com um tiro só, mata o cachorrinho ali mesmo próximo ao cadáver de seu dono. Um cangaceiro traidor matou Canário e um volante matou o seu cachorro. 
O cangaceiro Canário era Bernardino (nome de batismo) e apelidado de Rocha de Cante na sua infância e juventude. Filho de Cante e Maria das Virgens, nasceu no Poço de Cima, um poço-redondense que virou adubo na sua terra.
Maria Oliveira, Rangel Alves da Costa, Ronivaldo dos Santos e Manoel Belarmino: Então que venha o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018

A fazenda Cururipe, no Caminho de Curralinho, estará na programação do Cariri Cangaço Poço Redondo - CCPR 2018, de 14 a 17 de junho, culminando com o aniversário do mestre Alcino Alves Costa.
Na manhã de hoje, dia 17, estivemos lá na Fazenda Coruripe. Eu(este que escreve), Rangel de Alcino, Ronivaldo dos Santos(secretário de obras), Maria Oliveira (professora) e Geferson(estudante de engenharia civil) com a finalidade de definir onde será colocada a placa no local da morte do cangaceiro Canário. E será ponto de parada e de palestra no Cariri Cangaço Poço Redondo.
Estamos preparando os caminhos da história e da cultura do Cangaço no chão do mestre Alcino Alves Costa. E de coração e braços abertos para receber todos e todas que virão ao Cariri Cangaço Poço Redondo e Serra Negra 2018. Como diz Manoel Severo Barbosa. Avante!
Manoel Belarmino
Pesquisador e Escritor
Poço Redondo, 17 de Março de 2018
E vem aí...
Cariri Cangaço Poço Redondo
14 a 17 de Junho de 2018

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/04/canario-e-o-caminho-de-curralinho.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário