Seguidores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

NECROLÓGIO DO TENENTE-CORONEL TEÓFANES TORRES




"Diário de Pernambuco" - 13.09.1933
Na cidade de Vila Bela, faleceu às 5 horas de anteontem o Sr. tenente-coronel Teófanes Torres, oficial reformado da Brigada Militar, a quem, se devia entre outros relevantes serviços a captura do bandido Antonio Silvino.

O extinto era casado com a senhora dona Amélia Leite Ferraz Torres, deixando desse consórcio 4 filhos menores.

Oficial bravo e disciplinado, grande conhecedor dos nossos sertões sempre teve atuação destacada no combate aos bandoleiros.

Verificou praça em 1912, sendo promovido a alferes em 1913, por ato do Sr. Marechal Dantas Barreto; a 1º tenente, em 1914, quando capturou o bandido Antonio Silvino, terror dos sertões do norte, obtendo então dos seus superiores a mais honrosa ordem do dia, publicada na Força Pública naquela época; a capitão, por merecimento, no governo do Dr. Manuel Borba; a major, por ter sido o apaziguador dos ânimos na cidade de Garanhuns, logo após o desenrolar, ali, da maior hecatombe verificada no norte do país, em 1917; a tenente-coronel, por ter como comandante das forças volantes contra o banditismo, tangido, com outros oficiais bravos, Lampião do território pernambucano, depois de vários tiroteios, sendo que em um destes caiu gravemente ferido a bala, resultando ficar com os lábios defeituosos.

A Revolução foi encontra-lo na defesa do regime legal a que servia, sendo pela sua situação de oficial de confiança do governo deposto, afastado de suas funções e posteriormente reformado pelo atual governo.

O seu enterro efetuou-se no cemitério daquela cidade sertaneja.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1905847556210778&set=gm.1226394200858027&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário