Seguidores

domingo, 28 de abril de 2019

JOÃO FERREIRA, IRMÃO DE LAMPIÃO.

Por José Mendes Pereira
Foto de Virgulino Ferreira DA Silva - facebook

Este é o João Ferreira dos Santos, irmão dos cangaceiros Lampião, Livino, Antonino e Ezequiel Ferreira. Além dele, Lampião tinha quatro irmãos homens cangaceiros, mas o João Ferreira dos Santos não quis entrar para o cangaço. 

Mesmo não tendo vestido as roupas coloridas e enfeitadas do cangaço, João Ferreira dos Santos foi preso e maltratado pelos policias que perseguiam os seus irmãos. Ele era o 4º filho homem do casal José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação.

 Antonio Ferreira da Silva - Segundo informação do pesquisador Rubens Antonio, Antonio Ferreira da Silva era mais perverso do que o próprio Lampião - Fonte: cangaconabahia.blogspot.com

Segundo os historiadores e pesquisadores Antonio Ferreira da Silva era o filho mais velho do casal, mas ele não era filho de José Ferreira da Silva. 

Quando José Ferreira casou com Dona Maria ela já era mãe de Antonio, filho de um fazendeiro lá de Serra Talhada. A terra em que o casal e os filhos moravam foi doada pelo próprio fazendeiro, como se fosse uma indenização à dona Maria Sulena da Purificação.

Para adquiri-lo é através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" afirma que o Antonio Ferreira também era filho de José Ferreira. Como ele chegou a esta conclusão? O escritor dispões de certidão de casamento do casal pai de Lampião e qu7e pela contagem da data de casamento e do nascimento de Antonio Ferreira ele também era filho do José Ferreira.

Pela foto, nota-se que João Ferreira dos Santos (não sei o porquê dele assinar o seu nome com Santos) não foi cangaceiro, mas o seu olhar era perigoso, carrancudo...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário