Seguidores

sábado, 4 de maio de 2019

A FUNÇÃO DA MARIA BONITA NO CANÇAGO.

Por: Verluce Ferraz

Entender o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, demanda estudos de sua personalidade para se entender a origem motivadora que, não raro,desperta aparência de sabedoria no cangaceiro. Os perigos que o ameaçavam Lampião convertia em vantagem e adquiria consistência interna como possibilidade de expansão de sua própria segurança.Também nos doentes mentais encontram-se ideias sólidas, mas com quebra de significado porque suas raízes se nutrem do êxtase doentio. Algumas ideias que, se projetadas através de uma fantasia inconsciente, tem distorções alucinatórias de natureza diversa, podendo, por exemplo, multiplicar fantasias patogênicas. 


Como a vida do cangaceiro Virgulino, o Lampião, ficou sendo de fato conhecida de todos pelos incontáveis ataques; seus crimes eram atividades ritimicas a despertarem uma impressão de divertimento pois os praticava com firmeza e depois se entregava às cantorias e danças, ponte para a relação mais íntima de desejos que levam à sexualidade. Dentro desse complexo se afastava das mulheres. Segundo Freud, que mencionou Watschandis, nas tribos mais primitivas, esse tipo de costume seria uma celebração do hierógamo (os homens antes dos combates se excitavam, mas excluiam as mulheres, deslocando a sexualidade para outras áreas e questões),mas isso pode levar à neurose. 


Destarte Lampião ficou sendo é fato conhecido de todos pelas ações criminosas; como forma de que uniam fatos tem sido criminosa concepções enganosas inteligível, asseguro que as questões levantadas não seriam últimas soluções a definir o comportamento do cangaceiro, trago apenas a proposta que é o despertar para o pensamento que possa sair do campo inteligível. O estilo do dinâmico Lampião num ambiente hostil do Sertão Nordestino, demandaria muito de sua vitalidade, até para a própria sobrevivência. Uma inversão de comportamento, processo análogo à transformação de um elemento oposto. "Seus desejos de ser uma rendeira e costureira, o levaria a despojar-se de suas vestes masculinas para criar o estilo UNIGÊNERO".


Com o ingresso da Maria de Déia, a Maria Bonita, no mundo cangaeiro, a mesma veio trazer benefícios para Lampião; visto que, a mulher teria a função de afirmar a masculinidade do cangaceiro.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário