Seguidores

quarta-feira, 5 de junho de 2019

NÃO LHE NEGUEM A COROA DE REI


Do acervo do pesquisador José João Sousa

Lampião foi menino da roça e almocreve quando adolescente. Foi um bom vaqueiro, bom filho, bom companheiro, bom amigo e ainda violeiro e sanfoneiro. 

Se Lampião não foi uma ameaça nacional, foi no mínimo um problema preocupante, segundo o que se tem escrito nos pelos menos 100 livros de escritores notáveis e 36 filmes. Lampião é objeto de exploração turística, folclórica, palestras, conferências e debates, com divulgação na imprensa escrita, falada, televisiva e na literatura de cordel; na musica e na dança do xaxado. 

Estudantes de todos os níveis, inclusive universitários estrangeiros pesquisa com empenho sobre a verdadeira razão de sua personalidade forte, sem similar em qualquer parte do planeta. Tem sido objeto de discussão na ciência da medicina, nas representações teatrais, nos desfiles de escolas e nos carnavais, deixou um acervo fotográfico invejável; pintores e escultores tornam-no famoso com seus trabalhos. 

Em face do terror que infundia fez diminuir a criminalidade no sertão. Deu emprego para mil soldados só em Pernambuco. De inteligência incomum, foi sacrificada por falta de escolaridade.

Do livro: Serra Talhada 250 anos de História 150 de Emancipação Política.
De: Luiz Lorena


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário