Seguidores

quinta-feira, 4 de julho de 2019

VAMOS AO PERU

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.139
 
(FOTO: ELIENE BARBOSA)

Um dos vizinhos do Brasil, o Peru é um país com cerca de 31 milhões de habitantes. Suas atividades econômicas incluem agricultura e pesca, exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Suas terras podem ser divididas em planícies áridas na região do Pacífico, montanhas nevadas, como os Andes e florestas como a Amazônica. A população peruana é de origem multiétnica com alto grau de mestiçagem. Isso inclui ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. A nação é considerada em desenvolvimento com um nível de pobreza de 34%. “O idioma oficial é principalmente o castelhano, ainda que um número significativo de peruanos fale quíchua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música”.
E se você pensa que o nome Peru veio da proliferação dessa ave, está muito enganado. “A palavra Peru é, provavelmente, derivada de Birú, o nome de um governante local que morava perto da Baía de São Miguel, no Panamá, no início do século XVI. Quando os seus domínios foram visitados por exploradores espanhóis em 1522, eles eram a parte mais meridional do Novo Mundo conhecida pelos europeus. Assim, quando Francisco Pizarroexplorou as regiões mais ao sul, as designou de Birú ou Peru”. Antes não tínhamos muita aproximação com esse país, mas está havendo uma maior integração na América do Sul.
Quanto ao futebol, o Peru continua crescendo, coisa que antes não acontecia. Mesmo tendo sido derrotado anteriormente pelo Brasil, virou fera ferida e derrotou o Chile, atual campeão. Portanto, o país que atualmente atrai turistas do mundo inteiro, deve vir querendo vingança e acreditando em vitória. O Brasil que se cuide.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário