Seguidores

quinta-feira, 4 de julho de 2019

HÁ DOIS ANOS, A SBEC COMEMOROU, COM MUITO ESMERO, OS 90 ANOS DA INVASÃO DE LAMPIÃO A MOSSORÓ

Por Benedito Vasconcelos Mendes

No mês de junho de 2017, a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço comemorou, com muita pompa, os 90 anos da invasão à cidade de Mossoró, pelo bando de cangaceiros chefiado pelo temido Lampião. O Presidente da SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, conseguiu que fossem realizadas uma Sessão Magna na Câmara Municipal de Mossoró, um Júri Simulado do Cangaceiro Jararaca e uma Sessão Solene da SBEC.

As festividades foram abertas, com chave de ouro, com a realização do Júri Simulado do Jararaca, ocorrido na manhã do dia 9 de junho de 2017, no Salão do Júri do Fórum Silveira Martins, em Mossoró. A maneira como o júri foi realizado obteve o elogio unânime dos presentes. O organizador e presidente do Júri, Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros, foi altamente técnico e didático na condução dos trabalhos. Embora fosse um júri simulado, o Dr Breno Valério primou pela normas jurídicas, de modo que ele deu uma excelente demonstração de como se realiza um júri, o que fez com que os estudantes dos diversos cursos de Direito existentes em Mossoró e presentes ao evento a este evento aproveitassem muito esta verdadeira aula prática de Direito Processual Penal. Outros dois momentos altos do referido júri foram as falas dos Advogados de Acusação e de Defesa, respectivamente, Dr Diógenes da Cunha Lima e Dr Francisco Honório de Medeiros Filho, que brilharam na eloquência, no conteúdo histórico e na ampla e profunda cultura regional, que ambos são possuidores. Foram momentos de esbanjamento cultural ofertados aos presentes pelos dois oradores. O Conselho de Sentença, formado por 7 legítimos representantes de Mossoró (Professora Inessa Linhares Vasconcelos, Professora Ludimilla Carvalho Serafim, Padre Manoel Vieira Guimarães Neto, Escritor Armando Negreiros, Advogado Clóvis Vieira, Advogado Lúcio Ney e Jornalista Rubens Coelho ), valorizou, com os seus votos, o resultado da sentença. A SBEC e Mossoró ficaram orgulhosas pela realização deste evento jurídico, histórico e cultural, feito com muito esmero técnico e refinamento jurídico. O Presidente da SBEC, Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, e o Presidente da Comissão Organizadora das Festividades dos 90 Anos da Resistência, Dr Francisco Marcos de Araújo, agradeceram na ocasião a brilhante atuação de todos que participaram deste excelente júri simulado. Agradeceram também ao Diretor do Fórum Desembargador Silveira Martins, Juiz de Direito Herval Sampaio, por ter cedido o Salão do Júri, com todos os equipamentos necessários para a realização deste evento. Os servidores do Fórum Silveira Martins, que com muita dedicação e boa vontade contribuíram para o êxito do referido júri também receberam os devidos agradecimentos da presidência da SBEC.

A Sessão Magna da Câmara Municipal, presidida pela Vereadora Izabel Montenegro, em parceria com a SBEC, foi realizada na tarde do dia 12 de Junho, em homenagem aos HERÓIS DA RESISTÊNCIA, dentro das comemorações dos 90 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião. Este foi o segundo evento programado pela SBEC para festejar os 90 anos da Resistência de Mossoró aos cangaceiros. A Sessão Magna da Câmara também obteve sucesso total. Esta Sessão para homenagear os Heróis de 1927 foi altamente prestigiada pelas autoridades constituídas e pelo povo em geral. Além das presenças da Prefeita Rosalba Ciarline e da Deputada Estadual Larissa Rosado, muitos representantes de Universidades, Instituições Culturais, Entidades de Classe, Clubes de Serviço, professores e estudantes se fizeram presentes no Plenário da Câmara, para cultuar nossos 150 heróis, que, com coragem e amor à nossa terra, arriscaram suas vidas para defender Mossoró da sanha sanguinária do maior bandido brasileiro de todos os tempos, o famigerado Lampião. A Sessão Magna da Câmara foi uma proposição do dinâmico Vereador Francisco Carlos Carvalho de Melo.

No dia 13 de junho, foi realizada a Sessão Solene da SBEC, que ocorreu no Fórum das Artes (antigo Fórum Silveira Martins, na Av. Rio Branco), quando foi lançada a Revista do ICOP, contendo artigos e entrevistas sobre cangaço.

É importante ressaltar que todos os oradores da Sessão Magna da Câmara Municipal (Vereador Francisco Carlos, Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, Dr Marcos Araújo, Prefeita Rosalba Ciarline e a Presidente da Câmara Izabel Montenegro ) reconheceram a importância da SBEC na liderança das festividades dos 90 anos da Resistência.


Enviado pelo autor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário