Seguidores

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

DEUS E OS CASSACOS

Clerisvaldo B. Chagas, 15 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.163

        Você já ouviu falar no DNOCS? É o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Trata-se de uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e com sede da administração central em Fortaleza. Foi fundado em 21 de outubro de 1909. Suas finalidades estão no seu título.

BAIRRO BARRAGEM VISTO DE LONGE. (FOTO: B. CHAGAS).
        
          O DENOCS construiu mais de 300 açudes no Nordeste e muitos em Alagoas. Entre o final dos anos 40 e início dos 50, construiu em Santana do Ipanema três obras de grande magnitude. Uma delas foi a ponte sobre o rio Ipanema, dando continuidade a estrada de rodagem BR-316. Aproveitando, foi construído ali – tendo a base da ponte como uma espécie de comporta – um açude no leito do rio com mais de 1km de extensão. Passamos a chamar o açude de barragem. 
          O seu acampamento deu origem ao atual Bairro Barragem que por sua vez originou o Bairro Clima Bom (por trás), ampliou e modernizou sua parte frontal e que faz gosto se vê.
      Após a chegada de água encanada em Santana, a barragem foi desprezada e assoreou. A ponte continua como se tivesse sido construída hoje, pois nesse tempo os homens tinham vergonha.
         O outro empreendimento foi a construção de um açude a cerca de 3 km do Centro, para abastecer Santana. Impressionante como descobriram um riacho tão pequeno e do mesmo fizeram um pujante paredão que nunca vazou. A mesma conversa: Tão grandiosa obra chamada “Açude do Bode” (do riacho Bode) só serviu para o gado da vizinhança. Água encanada, açude esquecido.
         Era uma época muito dura. Os que trabalhavam construindo ou dando manutenção nas estradas de rodagem tinham o apelido de cassacos. Cassaco é o animal silvestre também chamado de gambá, timbu, mucura e sariguê. Quando o trabalhador estava nos campos, geralmente a boia era uma lástima. Para melhorar um pouco a alimentação, o funcionário pegava qualquer galinha que passeasse pela área. Como cassaco de verdade gosta dos galináceos, seu nome passou a ser apelido dos trabalhadores braçais das estradas de rodagens.
       Ganhando pouco, esses trabalhadores zombavam da própria sigla da repartição, DNOCS, afirmando entre risos: DEUS NÃOOLHA CASSACO SOFRER.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário