Seguidores

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

OS HERÓIS DE LUCRÉCIA.

Por João Filho De Paula Pessoa

Em 1927, Lampião caminhava com seu bando pelo sertão do Rio Grande do Norte para atacar a cidade de Mossoró/RN, pelo caminho cometeram inúmeros saques, roubos e pilhagem, travaram combate com soldados perdendo o cangaceiro Azulão e quando passaram pela Vila de Lucrécia sequestraram o Fazendeiro Egídio Dias e o levaram consigo. 

Pediram à sua família a importância de dez contos de réis pela soltura do fazendeiro. Com isso, dez homens da Vila de Lucrécia formaram um grupo para resgatar o Sr. Egídio e seguiram rumo aos cangaceiros, mas foram emboscados no caminho, lutaram mas perderam três companheiros que tombaram no combate, com outros feridos e empreenderam fuga. 

Embora o fracasso do resgate e a morte de três bravos homens, o Sr. Egídio conseguiu desatar os nós da corda que lhe prendiam e fugir do cativeiro durante o combate e se escondeu por muitas horas na caatinga até poder retornar para casa em segurança. 

A Vila de Lucrécia enalteceu seus filhos mortos na missão de resgate construindo um monumento em suas homenagem, chamado Cruz dos Três Heróis, sendo hoje ponto de visitação turística, com celebrações anuais em suas memórias. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 06/01/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário