Seguidores

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

OS ESCOTEIROS DE MARIA BONITA.


Por João Filho de Paula Pessoa

Em 1935, um grupo de escoteiros venezuelanos que percorriam o sertão nordestino, lanchavam à sombra de uma árvore quando foram cercados por mais de vinte cangaceiros, rendidos e levados ao Capitão que estava num coito um pouco distante dali. Ao Chegarem ao acampamento de Lampião, este os olhou e perguntou quem eram aqueles rapazes fardados e quem era o chefe daquele batalhão, momento em o chefe dos escoteiros, de nome Andrés Zambrano, se apresentou falando castelhano, Lampião mandou que ele falasse direito, mas ele insistiu em falar castelhano e Lampião derruba-lhe com com uma coronhada de fuzil no peito, ele se levanta e já em idioma mais compreensivo diz “O senhor deve me tratar como eu mereço. 

Sou um estrangeiro e tenho direito a ser respeitado. O senhor está desrespeitando a sua lei e o seu governo”, ouvindo em seguida de Lampião “A Lei aqui sou eu”, sugerindo que eles trabalhavam para a polícia paulista e estavam ali como olheiros e informantes da polícia e lhe disse que morreriam no dia seguinte em vingança à mortes de quatro cangaceiros recentemente pela polícia. Os escoteiros foram despojados de seus pertences, dinheiro, roupas, objetos e amarrados apenas de cueca, foram servidos de café salgado e água com pimenta. 

À noite chega mais uns quinze cangaceiros ao acampamento, dentre estes duas mulheres, uma se interessou por aquele grupo de garotos e vai até lá, conversa, pergunta seus nomes, quem eram, de onde vinham e outras curiosidades, ao final, pega no rosto de alguns e diz que eram bonitinhos e os acalma dizendo que não lhes fariam mal e vai ao Capitão e conversa com ele. 

No outro dia, souberam que aquela mulher trava-se de Maria do Capitão, a mulher do chefe, e após prometerem não contar à ninguém do encontro, principalmente do local do bando, foram libertados sem nenhum mal maior, apenas um enorme susto, uma aflita noite e um chute na bunda de despedida. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 13/01/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário