Seguidores

domingo, 2 de fevereiro de 2020

FOGO DAS GUARIBAS – 93 ANOS


Geracina Gomes da Silva, esposa de Chico Chicote. — em Porteiras - Cariri -Ceará

01.02.1927 – 01.02.2020
O importante papel das Mulheres no Fogo das Guaribas

No Fogo das Guaribas só havia duas mulheres dentro da casa grande do Tenente-Quartel-Mestre da Guarda Nacional, o coronel Francisco Pereira de Lucena, Chico Chicote: Dona Geracina Gomes da Silva, esposa, e Josefa Inácio de Lucena (Zefinha), sua filha. Nenhuma serviçal da casa estava na hora; aquelas duas tiveram importante papel no decorrer do tiroteio que durou 31 horas.

Chico Chicote atirava com vários rifles e fuzis a seu dispor: dona Geracina e a filha foram encarregadas de os municiarem. Chico Chicote só atirava! E de tanto atirar, os armamentos ficaram com os canos incandescentes. As duas mulheres foram também encarregadas da refrigeração dos armamentos em latas de água, ali postas para isto, possibilitando a Chico Chicote, seu filho Vicente Inácio de Lucena (Vicente Chicote) e os cabras Mané Caipora e Sebastião Cancão, atirarem continuamente, como se fossem muitos defensores. Elas foram poupadas da morte, e presenciaram a bárbara morte do chefe da família.

Josefa Inácio de Lucena (Zefinha), filha de Chico Chicote. — em Porteiras - Cariri -Ceará.

Não houve tempo de se alimentarem. Somente a luta tenaz e a resistência heroica estavam na agenda daquele pequeno grupo de quatro homens e duas mulheres, sustentando um fogo desigual contra policiais de três Estados. Nunca se viu coisa igual antes! Guaribas jamais será repetida, porque Chico Chicote morreu!

Por Bruno Yacub Sampaio Cabral

A Munganga Promoção Cultural
O Brejo é Isso!

Fonte bibliográfica:

- NEVES, Napoleão Tavares; Cariri – Cangaço, Coiteiros e Adjacências, Crônicas Cangaceiras; pág. 62; Editora Thesaurus; Brasília – DF, 2009;

- Diário Oficial dos Estados Unidos do Brazil; Ano XXXVII – 10° da República – N° 309; 15 de novembro de 1898; pág. 3872.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário