Seguidores

domingo, 2 de fevereiro de 2020

S.O.S. ACEU


A antiga sede do Cube Ypiranga, hoje ACEU - Associação Cultural dos Estudantes Universitários - pede socorro por sua restauração.
       

O assunto foi retomando neste sábado, dia 1 de fevereiro, no grupo Relembrando Mossoró, no Whatsapp, quando o médico mossoroense, Landsberg, tocou no assunto. Lindomarcos Faustino, autor com mais de vinte livros publicados sobre Mossoró e um dos administradores do Relembrando Mossoró, postou fotos da situação atual do prédio e comentou que o Relembrando Mossoró vai dobrar as mangas e para lutar pelo Aceu e fez um desabafo: "Uma turma precisa fazer isso, vamos começar essa semana a pensar numa campanha visando limpeza, chamar a imprensa, eu sozinho não posso, preciso dos amigos. Sempre pensei ali montar um encontro de artistas de Mossoró, uma biblioteca, casa cultural. Vamos à luta!".


A professora Isaura Amélia entrou para o debate dizendo que o ACEU deve ser restaurado conforme projeto elaborado por engenheiros e arquitetos da UERN e emenda parlamentar de bancada já incluída. "Há dois ou três anos procurei a pró Reitoria de extensão e o reitor -  Pedro Fernandes - para conversar sobre a possibilidade de implantar no ACEU a Pinacoteca de Mossoró. A equipe da infra estrutura da UERN juntamente com professores da pró reitoria de extensão fizeram um conceito de uso do espaço e elaboraram um projeto de restauração, sendo que na parte de baixo funcionaria a Pinacoteca de Mossoró e, no pavimento superior, a Escola de Artes Cênicas. O orçamento da restauração ficou em torno de R$ 1 milhão. O deputado Beto Rosando me disse recentemente que na emenda de 2019, encaminhada para UERN o ACEU estava incluído".
        
Em seguida, a professora Isaura Amélia postou algumas fotos dos encontros com o reitor Pedro Fernandes e o deputado federal, Beto Rosado, bem como com o grupo da pró reitoria de extensão. 


Alguns membros do grupo deram sugestões e Isaura Amélia encerrou o assunto dizendo o seguinte: "São excelentes as sugestões à destinação desse imóvel e da alçada da UERN. Mas na verdade, todos nós podemos dar pitacos. Até onde sei no projeto de restauração não se inclui descaracterização do imóvel. O deputado Beto Rosado, na verdade, já arregacou as mangas quando cumpriu seu papel de parlamentar, que defende Mossoró e a UERN. Os recursos destinados, registe-se, emenda de bancada, inclui todos os palarmrntares do Estado".


O professor Walter Fonseca lamentou que o ACEU está abandonado e informou que a última reforma/recuperação do Ypiranga-Aceu foi feita por ele quando reitor da UERN há mais de vinte anos. "Muito triste com seu abandono. A UERN através de Canindé Queiroz lutou muito para ficar com a sua posse".


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário