Seguidores

domingo, 12 de abril de 2020

QUINA QUINA

Por Verluce Ferraz

"O nome da planta que amarga serve para a Vida de Cão” vida de marginal, sem beira nem eira... Assim era a vida do cangaceiro QUINA QUINA...!!! Sofria perseguição tanto das volantes como dos cangaceiros... Votti, como fala Oleone Coelho Fontes!

O cangaceiro Jonas Celestino dos Santos, conhecido como QUINA-QUINA este declarou que antes de entrar no bando de Balão (subgrupo de Lampião) sofria perseguições tanto das volantes das forças legais como dos cabras de Lampião, e a solução encontrada foi se juntar aos bandidos em 1936.


Após o massacre em Angico, QUINA-QUINA se entregou em Jeremoabo (no interior da Bahia). Neste contexto percebemos o sofrimento de muitos indivíduos que tiveram suas vidas marcadas na guerra que envolvia cangaceiros e os policiais das volantes do sertão.

Parte de: O fim do rei do cangaço Rafael Sancho Carvalho da Silva é professor de História da FTC EAD e Pós-Graduando Lato Sensu em História Social e Econômica do Brasil pela Faculdade São Bento – BA...!!!é nome de Cangaceirohttps://www.facebook.com/photo.php?


Originária do Brasil – mais especificamente de lugares úmidos da Mata Atlântica e da Amazônia – a quina possui o nome científico Coutarea hexandra. Trata-se de uma árvore de copa globosa e tronco baixo, muito bela e ornamental, sendo comumente utilizada em paisagismos. Popularmente, a quina pode ser conhecida em algumas regiões como quina de Pernambuco, quina-quina, quina do Piauí, quina do Pará, quina de dom Diogo, quineira e quina branca. Além de seu uso decorativo, a quina também possui diversas propriedades medicinais benéficas para a saúde, o que a fez ser explorada de forma intensa, tornando-a uma árvore rara e muito valiosa.

Com tanta riqueza no meu Sertão, até Lampião resistiu e só morreu à bala...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário