Seguidores

domingo, 12 de abril de 2020

O CANGACEIRO MAIS CRUEL


Por Francisco Carlos Jorge de Oliveira

Amigos deste grupo, por inúmeras vezes questionamos sobre quem foi o cangaceiro mais cruel do bando de Lampião, uns dizem que foi gato outros Zé Baiano, também qual o mais sensato e Humano, uns dizem que foi Mariano outros Zé Sereno, mas falamos pouco de quem foi o cangaceiro mais feio ah! Uns dizem que é Candeeiro outros afirmam que é Canário. Bem! O Bernardino Rocha sergipano de Poço Redondo conhecido como cangaceiro Canário, além de feio era também muito cruel, tanto com suas vítimas quanto com Adília sua companheira. 


Canário foi traído e morto covardemente pelo seu comparsa, o assecla Penedinho. Canário sempre atuou em subgrupos do cangaço, principalmente no bando de Zé Sereno, onde era respeitado e temido ao extremo pelos seus sectários. Canário era um bandido valente e cruel, duas característica que supriam o que mais lhe frustrava, seu porte físico; pois era miúdo e baixinho, motivo que lhe causava constrangimento e vergonha. 


Observem nas postagens que ao ser fotografado Canário subiu em cima de uma pedra e ainda espichou as canelas para ficar da altura de Catingueira, Já na outra foto; ele procurou ficar na parte mais alta do terreno para discretamente se igualar e ficar da altura dos cangaceiros e das mulheres que estavam junto deles. Pois é meus amigos, os cangaceiros também eram homens vaidosos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário