Seguidores

segunda-feira, 4 de maio de 2020

THERMAS - O FECHAMENTO DE UMA ESCOLA

Por Caio César Muniz

É de grande tristeza ler sobre o fechamento do Hotel Thermas de Mossoró e a demissão dos seus mais de 200 funcionários. Mesmo que seja por um tempo determinado, conforme acreditam seus os proprietários, é um momento tristemente histórico para a história da hotelaria e do turismo local.


Trabalhei no Thermas no início dos anos 90. Nesta época gerido pelos irmãos Barbosa (Fernando, Alvamar, Raimundo e Alexandre) e tinha como gerente Valdir Castilho. Adentrei àquela casa como mensageiro, e desde o primeiro momento ela me pareceu um centro de formação, não só profissionalmente, mas para a vida.

Quem me orientou os primeiros passos foi Pedro Gomes, mostrou-me cada canto do hotel e como deveria me comportar perante os hóspedes: ¬- Nunca “ok”, sempre “sim, senhor”, sim, senhora”! Quase como aquelas lições que nossos pais nos ensinam em casa e com o tempo desaprendemos. Depois fui promovido à recepção e cheguei até à função de “auditor noturno”, sendo que o sistema de auditorias em hotéis é diário (ou noturno).

Hotel Thermas de Mossoró

Quando ali cheguei já haviam pessoas que ainda hoje permanecem (ou permaneciam) por lá. Ou seja, têm toda as suas vidas dedicadas aquele hotel. Talvez nem conheçam tão bem o mundo “aqui fora”, mas ninguém conhece o Thermas como eles: Clerton GomesEider Elias, Marcos Roberto, Cláudia Santos e o próprio Pedro Gomes.

Conheci gente da melhor espécie no Hotel Thermas: Cleide, Max (hoje no Garbos), Yara Moura, Carol, Neide, Silvério, Jânio Robson e os saudosos Paulo César, João Simão e Áurea (Aurinha). Nomes que minha memória já falha me trazem agora mais nitidamente, mas muitos outros merecem registro.


O Thermas faz parte da minha formação, como profissional e como cidadão. Muitos dos meus primeiros poemas, escrevi nas noites vividas em sua recepção.

De lá, carrego todos os melhores ensinamentos e daqui, estou torcendo para que tudo isto passe logo e que voltemos a ter esta referência internacional da hotelaria novamente de portas abertas e as pessoas que construíram a sua história, novamente escrevendo novos capítulos. O Thermas não fechou, está descansando a sua beleza para voltar mais belo e mais fortalecido.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário