Clerisvaldo B. Chagas, 7 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3.340
RUA PANCRÁCIO ROCHA - BR 316 (FOTO: GUILHERME CHAGAS). |
SERRA DA CAMONGA (FOTO:GUILHERME CHAGAS): |
O Povo é como criança, o pai promete, o menino cobra. Foi publicado pela mídia local que o DENIT iria fazer em Santana do Ipanema, um longo desvio na BR-316, para melhorar a mobilização. Para quem vem da capital, ao chegar à entrada da cidade (Batalhão de Polícia) o desvio ali teria início indo em direção à serra da Camonga e, em semicírculo voltaria novamente à BR-316, após o Bairro Barragem, no outro estremo de quem vai para o alto Sertão. Logicamente cortaria o rio Ipanema muito acima da cidade com mais uma ponte, sim senhor. Essa informação, está com apenas alguns meses, inclusive, foi comentada neste espaço. Pois bem, depois disso ninguém mais tocou no assunto. Ora, se você dá a notícia, vá informando com certo espaço de tempo, com está o andamento da coisa. O santanense indaga se o projeto já morreu ou continua de pé.
Após as últimas cheias do rio Ipanema e riacho Camoxinga, foi notado problema numa ponte da BR-316, trecho urbano, no lugar denominado Aterro ou parte da Rua Pancrácio Rocha. O trecho chamado por nós, Via- Expressa, desafoga o trânsito por dentro da cidade propriamente dita. Agora o DNIT está consertando o problema na Pancrácio e a rodovia acha-se interditada. Todo movimento de automóveis acontece pelo centro de Santana. Carretas e outros bichos do seu tamanho são orientados com desvios por outras rodovias e não podem passar pelo comércio. Olhe aí gente, se as obras anunciadas lá atrás tivessem sido realizadas, tudo estaria dentro dos seus conformes.
Há tempos, chegou até a ser cogitada a continuidade da AL-120, vindo de Olho d’Água das Flores e, sem entrar na cidade, passar pelo Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo e sair muito na frente ligando-se a BR-316, rumo a Poço das Trincheiras. Quem conhece Santana sabe do que estamos falando. Mas isso não foi prometido, houve apenas sugestão política que morreu antes de qualquer trator.
No caso DNIT, seria mão na roda para o povoado São Félix. Cerca de um terço da sua estrada de terra de 12 quilômetros seria beneficiada com o asfalto. Continuemos aguardando notícias pela mídia. Obra federal é cheia de “protocolo”.
Mas como tudo tem seu dia... Amém.
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