Seguidores

quarta-feira, 8 de julho de 2020

" AS DIMENSÕES HUMANAS DE UM MAU CIDADÃO ".



Na página 179 do livro "Dossiê", das escritoras Generosa Alencar e Fátima Menezes, com a correspondência inédita e privada do Padre Cícero, há um telegrama calunioso, que dá a exata dimensão moral do tenente Bezerra, tão conhecido da crônica do Cariri nas décadas de 20 e 30 do século XX.

Eis os termos do supracitado despacho.

Telegrafico.
"Brejo Santo - Capitão Firmino Jô.

Passando sítio Guaribas perseguição Lampião ali fui brutalmente atacado, travando-se tiroteio vinte e quatro horas, perdendo um corneteiro, saindo ferido aspensada, morrendo Chico Chicote e dez bandoleiros, dando-se mais feridos.

Saudações tenente Bezerra."

Pois bem, os que sabem a verdadeira versão do sangreto episódio, tão bem descrito para a posteridades na obra histórica do Capitão Otacílio Anselmo, com certeza, estão estarrecidos com os termos malévolos deste telegrama, que distorce a realidade do lamentável episódio de Guaribas.

O tenente Bezerra atacou e diz que foi atacado, foi a Guaribas intencionalmente para eliminar Chico Chicote e diz que andava perseguindo Lampião, jogou a Polícia contra um fazendeiro, quando sua finalidade era combater Lampião, saqueou Guaribas e destroçou uma família, por interesses escusos, de ordem pessoal.

Naquele dia de fevereiro de 1927, Lampião estava em cima da chapada do Araripe ouvindo o tiroteio e sequer foi molestado. Quem conhece a verdadeira história de Guaribas sabe que tudo ali foi adredemente preparado, planejado, arquitetado, premeditado, para eliminar Chico Chicote e tudo ficar nas costas largas do Governo que, lamentavelmente, quedou-se impassível diante de um crime inominável, que merecia um rigoroso inquérito e até indenização oficial, com punição dos culpados.

Portanto, na monstruosidade deste telegrama está implícita toda a personalidade do tenente Bezerra que, posteriormente, foi assassinado em 1937, pelos sequazes do beato Zé Lourenço, no Caldeirão. Mais uma vez, tal vida tal morte, pois quem com ferro fere, com ele será ferido.

CASA DA CULTURA.
APOIO. Prefeitura Municipal de Jati-Ce.
(JATI em Boas Mãos).
ADM. Maria de Jesus Diniz Nogueira
(Neta).
DIRETOR DE CULTURA
Luís Bento de Sousa.
Luís Carolino.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário