Seguidores

domingo, 28 de maio de 2023

LAMPIÃO E SEU BANDO

 Por Geraldo Júnior

APÓS TER SIDO IMPLACAVELMENTE PERSEGUIDO PELAS FORÇAS PERNAMBUCANAS E PARAIBANAS E TER PARTE DE SEU BANDO ESFACELADO, LAMPIÃO DECIDE DEIXAR O ESTADO DE PERNAMBUCO E RESOLVE PENETRAR NO ESTADO DA BAHIA ONDE REPOUSARIA POR UM TEMPO...

... e em seguida arregimentaria novos elementos para reforçar o que sobrou do bando e recomeçar sua jornada de roubos, mortes e destruições. Tinha início a chamada segunda fase do cangaço lampiônico.

Acompanhado dos cangaceiros Ponto Fino II (Ezequiel Ferreira), Virgínio Fortunato o Moderno, Luiz Pedro, Mariano e Mergulhão (Primeiro), Lampião atravessa o Rio São Francisco em direção à Bahia no dia 21 de agosto de 1928. Na Bahia o chefe-mor do cangaço faria novas alianças com coronéis e poderosos e faria uma extensa lista de coiteiros e apoiadores que seriam a peça fundamental para sua sobrevivência e dos seus no mundo incerto e tortuoso do cangaço. Importante lembrar que após a entrada de Lampião na Bahia Corisco e seu primo Arvoredo juntaram-se ao bando.

A fotografia que ilustra essa matéria foi registrada na então Vila de Pombal a atual cidade baiana de Ribeira do Pombal pelo alfaiate local Alcides Fraga e que eu a "sequestrei" lá do Blog Lampião Aceso do confrade "Kikó" Monteiro.

Vamos às identificações dos personagens que aparecem na fotografia.

01 - Lampião.

02 - Ezequiel Ferreira da Silva "Ponto Fino" (Segundo da alcunha), irmão de Lampião.

03 - Virgínio Fortunato da Silva Neto o "Moderno", cunhado de Lampião (Viúvo de Angélica Ferreira).

04 - Luiz Pedro.

05 - Mariano.

06 - Corisco.

07 - Mergulhão (Primeiro da alcunha).

08 - Arvoredo (Primo de Corisco).

Texto: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário