Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O cangaço e as “calças culotes”.

Por: Ivanildo Alves da Silveira
            Modificamos o título original escrito pelo Reverendo Ivanildo na comunidade do Orkut Lampião, Grande Rei do Cangaço que seria "Lampião, Corisco e as calças culotes" após ter notado e acrescentado ao texto outras imagens em que membros e oficiais das força volantes posam com a aludida peça de roupa.
 Lampião
              Hoje, está em maior evidência, o estudo da Estética do cangaço. O famoso escritor Frederico Pernambucano, lançou recentemente, o livro “Estrelas de couro” acerca do assunto, trazendo muitas informações sobre o tema, em análise. Excelente obra.
http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/perfil/links/fotos/FredericoPernambucano.jpg
Frederico Pernambucano de Melo
 
          Observando as fotos, percebe-se que, já na fase final do cangaço, as vestimentas dos cangaceiros, já eram bastante estilizadas.
          As calças destes grandes chefes além de outros cabras e alguns membros das Volantes, eram do modelo "Culote”, se apresentavam, bem folgadas, na parte de cima, (o que facilitava os movimentos), e, ajustadas, na parte das pernas. O grande chefe cangaceiro, para seu agasalho, usava duas blusas, uma por cima da outra. Ambas de manda longa, visando a proteção contra as intempéries; galhos de árvore e picada de animais peçonhentos.
  
             Cangaceiro “Corisco” Observa-se, ainda, como forma de proteção, que o diabo loiro usava, também uma " MEIA "; que lhe protegia as pernas.
            Os calçados usados eram do tipo “ALPERCATAS FERRADAS”. Feitas de sola de couro de boi, e que tinham grande resistência para longas caminhadas.
          Com a entrada da “Cangaceira Dadá”, as vestimentas dos cangaceiros sofreram grandes transformações, pois ela introduziu os enfeites nos chapéus, bornais, calças e vestidos das mulheres. Ela foi considerada pelos estudiosos, como a estilista do cangaço.

Vejamos outras imagens em que a calça culote compõe o traje da Volante QUEM A INCORPOROU PRIMEIRO?.
Tenente João Gomes de Lira 
 da força "Nazarena".

 
 Tenente Nelson Leobaldo de Morais. 
Ex-comandante do 3º Batalhão sediado no
município de Floresta/PE.

 
 Ten. João Bezerra.


Um abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal /RN
Este texto foi transcrito do blog:
Lampião Aceso, do amigo Kiko Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário