Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobe para quatro o número de vítimas de novo terremoto no Japão

           O forte terremoto que atingiu o nordeste do Japão na última quinta-feira já matou quatro pessoas, e deixou outras dezenas de pessoas feridas. O tremor atingiu 7,4 graus na escala Richter.
 
           O epicentro do terremoto, a 49 quilômetros de profundidade sob o mar, foi próximo à cidade costeira de Miyagi, a mesma que havia sido devastada pelo desastre que ocorreu no último dia 11 de março. O tremor também pôde ser sentido na capital, Tóquio, a 400 km do epicentro. O forte terremoto ocorreu às 23h32 (11h32 de Brasília).
 
          Um alerta de tsunami que foi emitido logo após o forte tremor foi suspenso mais tarde. De acordo com a emissora pública "NHK", entre vítimas fatais estão uma mulher de 60 anos, que teria morrido depois que seu balão de oxigênio falhou por conta do apagão que tomou a região, além de um homem de 79 anos. Cerca de 3,6 milhões de residências continuam sem energia na manhã desta sexta-feira.
 
           No complexo de Fukushima Daiichi, os trabalhadores se protegeram em um abrigo à prova de terremotos. A operadora que controla a usina, Tokyo Eletric Power (Tepco), afirmou que não havia sinais de problemas. Apesar disso, os trabalhadores continuam injetando nitrogênio no reator 1 de Fukushima. De acordo com a agência japonesa de segurança nuclear, as instalações ao longo da costa nordeste estavam sob controle.
 
           Uma série de irregularidades foram detectadas na central nuclear de Onagawa, Miyagi, como a água da piscina de combustível usada de dois reatores transbordou, mas apenas uma pequena quantidade de água foi derramada. De acordo com o Tohoku Eletric Power, que controla a usina, o nível de radiação é bastante inferior ao limite de segurança.
 
          Em algumas partes da cidade de Sendai era possível ver escapamentos de gás e inundações, afirmou a TV estatal "NHK". A agência de notícias "Jiji" relatou cinco incêndios e 13 escapamentos de gás na cidade.
 
           A China fez um pedido ao Japão para que respeitem o direito internacional e adotem medidas efetivas para proteção da vida marinha. O pedido foi feito em meio a preocupação com o despejo de água radioativa diretamente no mar, com o objetivo de criar espaço para água com nível maior ainda de radiação presente no reator 2. O Ministério das Relações Exteriores do Japão pediu também que a divulgação de relatórios sobre a crise sejam feitos de forma rápida, abrangente e precisa.

Veja o momento em que o forte terremoto atinge o Japão:

Fonte: SRZD - Internacional

Um comentário:

  1. Mendes,
    Por gentileza me envia para o meu email o seu fone.
    Em estarei em Mossoró para te entregar um novo livro que estarei lançando e quero te entregar um exemplar.
    Rostand
    rostandmedeiros@gmail.com

    ResponderExcluir